POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS

DSpace Repository

A- A A+

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS

Show simple item record

dc.contributor.author Zainko, Maria Amelia
dc.date.accessioned 2015-04-02T11:56:19Z
dc.date.available 2015-04-02T11:56:19Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131425
dc.description.abstract O texto aborda a necessidade de inovação nos processos de formação universitária relatando parte dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do Observatório da Educação Superior contemplando o estudo do projeto pedagógico das licenciaturas em Pedagogia, Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas de três instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná. A análise dos projetos pedagógicos dos cursos como fonte de pesquisa se deu por considerar que esse documento revela a identidade do curso a partir dos aspectos teóricos, metodológicos e organizativos que são apresentados. Analisar os objetivos, diretrizes e ações previstas no PPC, foi o intuito dessa investigação de natureza qualitativa cuja problemática pautou-se na compreensão dos aspectos históricos, dos fundamentos e da forma de organização curricular do projeto de cada curso. A análise foi fundamentada por meio de um roteiro que contempla as dimensões: contextual, conceitual, operacional e avaliativa.Os resultados das análises nas dimensões indicam uma série de possibilidades e limites para a formação do professor comprometido com a qualidade da educação e vêm subsidiando a revisão das políticas públicas de formação de licenciados. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject de formação, licenciatura, educação superior, projeto pedagógico. pt_BR
dc.title POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-46.pdf 245.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar