Análise da relação entre estratégia e estrutura: um estudo de caso na Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda.

DSpace Repository

A- A A+

Análise da relação entre estratégia e estrutura: um estudo de caso na Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moretto Neto, Luis
dc.contributor.author Hartmann, Alexandre
dc.date.accessioned 2015-04-01T16:32:02Z
dc.date.available 2015-04-01T16:32:02Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131393
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo apresenta uma análise da relação entre a estratégia empresarial e a estrutura organizacional da Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda. Baseando-se nos estudos de Eliezer Costa, Henry Mintzberg e Michael Porter, foi construído o referencial para a estratégia, e por meio dos estudos de Henry Mintzberg, foi fundamentada a estrutura organizacional. A análise da relação entre a estratégia e a estrutura organizacional, provém do trabalho realizado por Alfred Chandler, apresentado aqui por Thomas McCraw. Este trabalho busca analisar qual a relação entre os elementos de estratégia da empresa — missão, visão, portfólio de produtos, competitividade, flexibilidade, recursos — e os fatores envolvidos na estrutura organizacional — mecanismos de coordenação, partes da organização, parâmetros de design, centralização, descentralização, determinantes de estrutura, e de que forma estes se relacionam. Portanto, constitui-se de um estudo de caso e também bibliográfico, exploratório e descritivo, com caráter qualitativo. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevistas. Os resultados que foram alcançados evidenciaram a ausência de muitos elementos integrantes de uma estratégia empresarial bem como de uma estrutura organizacional. No entanto, foi identificada, uma estratégia de diferenciação, voltada para os clientes. A estrutura foi caracterizada como burocrática mecanizada, com grande destaque para a padronização das atividades, a centralização das decisões e a grande influência da cúpula estratégica. Dessa forma concluiu-se que a relação entre a estrutura e a estratégia esta defasada, devido ao fato de a estrutura organizacional não acompanhar as necessidades da estratégia de diferenciação. pt_BR
dc.format.extent 132 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Estrutura organizacional pt_BR
dc.subject Relação pt_BR
dc.title Análise da relação entre estratégia e estrutura: um estudo de caso na Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm291012.pdf 40.30Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar