Análise da relação entre estratégia e estrutura: um estudo de caso na Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise da relação entre estratégia e estrutura: um estudo de caso na Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda.

Mostrar registro completo

Título: Análise da relação entre estratégia e estrutura: um estudo de caso na Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda.
Autor: Hartmann, Alexandre
Resumo: O presente estudo apresenta uma análise da relação entre a estratégia empresarial e a estrutura organizacional da Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda. Baseando-se nos estudos de Eliezer Costa, Henry Mintzberg e Michael Porter, foi construído o referencial para a estratégia, e por meio dos estudos de Henry Mintzberg, foi fundamentada a estrutura organizacional. A análise da relação entre a estratégia e a estrutura organizacional, provém do trabalho realizado por Alfred Chandler, apresentado aqui por Thomas McCraw. Este trabalho busca analisar qual a relação entre os elementos de estratégia da empresa — missão, visão, portfólio de produtos, competitividade, flexibilidade, recursos — e os fatores envolvidos na estrutura organizacional — mecanismos de coordenação, partes da organização, parâmetros de design, centralização, descentralização, determinantes de estrutura, e de que forma estes se relacionam. Portanto, constitui-se de um estudo de caso e também bibliográfico, exploratório e descritivo, com caráter qualitativo. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevistas. Os resultados que foram alcançados evidenciaram a ausência de muitos elementos integrantes de uma estratégia empresarial bem como de uma estrutura organizacional. No entanto, foi identificada, uma estratégia de diferenciação, voltada para os clientes. A estrutura foi caracterizada como burocrática mecanizada, com grande destaque para a padronização das atividades, a centralização das decisões e a grande influência da cúpula estratégica. Dessa forma concluiu-se que a relação entre a estrutura e a estratégia esta defasada, devido ao fato de a estrutura organizacional não acompanhar as necessidades da estratégia de diferenciação.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131393
Data: 2008


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Adm291012.pdf 40.30Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar