A gestão do conhecimento e sua utilização no processo de tomada de decisão da Caixa Econômica Federal

DSpace Repository

A- A A+

A gestão do conhecimento e sua utilização no processo de tomada de decisão da Caixa Econômica Federal

Show full item record

Title: A gestão do conhecimento e sua utilização no processo de tomada de decisão da Caixa Econômica Federal
Author: Caltabiano, Evelise Renata
Abstract: Este trabalho trata a respeito do tema Gestão do Conhecimento dentro da Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é verificar se as atuais praticas de Gestão do Conhecimento da Caixa estão contribuído de maneira satisfatória para o processo de tomada de decisão na Superintendência Regional de Florianópolis. Para que este objetivo fosse cumprido foram, primeiramente analisadas as praticas de Gestão do Conhecimento da Empresa. A seguir, foi realizada uma pesquisa com gerentes e funcionários para descobrir a visão que eles têm sobre tais práticas e sua utilização no processo de tomada de decisão. Por fim, foi procedida uma analise comparativa da opinião dos colaboradores com as praticas da empresa, e sugeridas ações corretivas para as deficiências encontradas. Tal pesquisa pôde ser classificada como exploratória, pois, realizou-se o levantamento bibliográfico acerca do tema pesquisado, e descritiva, no momento em que se propôs a analisar tanto as práticas de Gestão do Conhecimento, como a opinião dos colaboradores. Esta também foi classificada como uma pesquisa quantitativa, pois foi realizada a classificação e quantificação dos dados obtidos com os questionários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o levantamento bibliográfico, a análise documental, a observação e o questionário. Desse modo, as principais conclusões a que se chegou com a execução do trabalho foi que a CAIXA tem utilizado diversas práticas que envolvem a Gestão do Conhecimento, no entanto, percebeu-se que estas não estão interligadas em torno de um objetivo comum, que deveria ser uma organização voltada para o conhecimento. Por isso, muitas vezes, as praticas utilizadas não têm se mostrado eficazes no auxilio à tomada de decisão nos Pontos de Venda e Pontos de Atendimento Bancário da Superintendência Regional de Florianópolis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130814
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm292065.pdf 39.23Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar