Avaliação na educação infantil sob a pedagogia freireana: a proposta da rede municipal de Concórdia – SC.

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação na educação infantil sob a pedagogia freireana: a proposta da rede municipal de Concórdia – SC.

Show full item record

Title: Avaliação na educação infantil sob a pedagogia freireana: a proposta da rede municipal de Concórdia – SC.
Author: Bee, Vera Lúcia
Abstract: Desde o ano de 2001 a rede municipal de Concórdia – SC experimenta a construção de uma proposta educacional alicerçada na perspectiva critica fundamentalmente na pedagogia freireana. Ao longo desses anos, muitos desafios foram vencidos e outros tantos foram se colocando. Entre eles, a organização da ação pedagógica na educação infantil sob os aportes da pedagogia da libertação e, no bojo desse processo, a construção de um novo e revolucionário olhar sobre a avaliação das crianças. Este artigo traduz uma reflexão empreendida durante a realização de observação decorrente de trabalho final de curso de especialização em educação infantil, que teve a temática da avaliação experenciada na rede municipal de educação. O foco no processo de avaliação que ocorre na ação educativa na educação infantil, permeou aspectos de toda a organização pedagógica com as crianças, como a rotina, o planejamento docente, as reuniões pedagógicas como espaços coletivos de julgamento e tomada de decisões sobre a caminhada feita pelo conjunto e por cada uma das crianças, das docentes e da gestão escolar. É sobre esse movimento construído sob as bases de uma política pública pautada por princípios de democracia e amorosidade (no sentido freireano), que se colocam as reflexões desse artigo.
Description: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130521
Date: 2012-04-14


Files in this item

Files Size Format View Description
artespedinfplcha1ed024.pdf 231.0Kb PDF View/Open Artigo principal

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar