O papel do professor no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 2 anos numa perspectiva histórico-cultural .

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O papel do professor no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 2 anos numa perspectiva histórico-cultural .

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pinto, Maria Raquel Barreto
dc.contributor.author Horstmann, Rejane Cristina de Melo
dc.date.accessioned 2015-03-10T12:55:28Z
dc.date.available 2015-03-10T12:55:28Z
dc.date.issued 2014-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130392
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata do papel do professor no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 2 anos de idade numa perspectiva histórico-cultural. Teve por objetivo principal compreender como as professoras de uma instituição de educação infantil, localizada no município de São José/SC, entendem a trabalho pedagógico com crianças de 4 meses a 2 anos de idade e como esse entendimento influencia o trabalho pedagógico que desenvolvem junto às crianças com as quais atuam. A pesquisa foi realizada num Centro de Educação Infantil da rede pública municipal do município de São José, compreendendo os Grupos I, II, III. A metodologia utilizada foi observação, com registros escritos (diário de bordo) e a aplicação de questionário com as/os profissionais que estavam no momento da investigação atuando diretamente com esses grupos de crianças: professoras, auxiliares de sala, auxiliares de ensino e professor de educação física. O estudo teve como base teórica a perspectiva histórico-cultural, a qual considera o meio social um fator decisivo para a humanização dos sujeitos e, nesse sentido, essa investigação evidenciou a relevância da ação intencional do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos, desde a mais tenra idade. De forma mais específica, foi possível compreender, a partir dessa pesquisa teórica e empírica, que o papel do professor de bebês vai além de um mero facilitador no processo de ensino e aprendizagem, ele deve promover o desenvolvimento pleno da criança a partir do desenvolvimento intencional da sua prática pedagógica. Por fim, ao confrontar os dados obtidos, a pesquisa aponta para a necessidade de investir na formação dos professores da rede pública de ensino com bases teóricas sólidas, que contemplem um vasto conteúdo cientifico, com vistas a uma educação de qualidade emancipatória. pt_BR
dc.format.extent 81 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Perspectiva Histórico-Cultural pt_BR
dc.subject papel do professor pt_BR
dc.subject crianças de 0 a 2 anos pt_BR
dc.title O papel do professor no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 2 anos numa perspectiva histórico-cultural . pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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