Criatividade e práticas de gestão da qualidade da Cianet Networking

DSpace Repository

A- A A+

Criatividade e práticas de gestão da qualidade da Cianet Networking

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Dellagnelo, Eloise Helena Livramento
dc.contributor.author Hernandez, Clériston Lavarda
dc.date.accessioned 2015-02-26T16:35:26Z
dc.date.available 2015-02-26T16:35:26Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130174
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da presente pesquisa é relacionar as praticas de gestão da qualidade e os aspectos de desenvolvimento da criatividade na Cianet Networking. Para tanto, primeiramente foram levantados dados secundário sem documentos da empresa, bem como na literatura, referentes as áreas de qualidade e criatividade. Em seguida, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com onze colaboradores de diferentes departamentos e níveis gerenciais da empresa. Além disso, a observação participativa também contribuiu para os resultados deste estudo qualitativo. A análise dos dados baseou-se na técnica de análise documental e de conteúdo. Foram descritas as praticas de gestão da qualidade da empresa pesquisada, associadas a cada requisito da norma ISO 9001:2000. Depois disso, foram consideradas as variáveis apresentadas na metodologia para analise da criatividade, levantando-se os aspectos avaliados como estímulos, barreiras ou neutros ao desenvolvimento da mesma no ambiente da empresa estudada. Neste sentido, foram considerados estímulos ao desenvolvimento da criatividade: estrutura e cultura organizacional, características da diretoria e treinamentos. Recursos tecnológicos e materiais, relações interpessoais e suporte do grupo de trabalho foram classificados como neutros, enquanto que ambiente físico, liberdade e autonomia e volume de serviços destacaram-se como barreiras à criatividade. Características da tarefa e salários e benefícios caracterizaram-se ora como estímulos, ora como barreiras, dependendo do cargo ocupado pelo colaborador. Por fim, foi realizada uma análise sobre a influência das práticas de qualidade em cada um destes aspectos, concluindo-se que a área de qualidade possui maior influência sobre os fatores relacionados a estímulos do que sobre os itens ligados a barreiras ao desenvolvimento da criatividade na Cianet Networking, até porque possui menor poder de ação sobre estes aspectos. pt_BR
dc.format.extent 122 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Gestão da Qualidade pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.title Criatividade e práticas de gestão da qualidade da Cianet Networking pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Adm293521.pdf 21.25Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar