Criatividade e práticas de gestão da qualidade da Cianet Networking

DSpace Repository

A- A A+

Criatividade e práticas de gestão da qualidade da Cianet Networking

Show full item record

Title: Criatividade e práticas de gestão da qualidade da Cianet Networking
Author: Hernandez, Clériston Lavarda
Abstract: O objetivo da presente pesquisa é relacionar as praticas de gestão da qualidade e os aspectos de desenvolvimento da criatividade na Cianet Networking. Para tanto, primeiramente foram levantados dados secundário sem documentos da empresa, bem como na literatura, referentes as áreas de qualidade e criatividade. Em seguida, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com onze colaboradores de diferentes departamentos e níveis gerenciais da empresa. Além disso, a observação participativa também contribuiu para os resultados deste estudo qualitativo. A análise dos dados baseou-se na técnica de análise documental e de conteúdo. Foram descritas as praticas de gestão da qualidade da empresa pesquisada, associadas a cada requisito da norma ISO 9001:2000. Depois disso, foram consideradas as variáveis apresentadas na metodologia para analise da criatividade, levantando-se os aspectos avaliados como estímulos, barreiras ou neutros ao desenvolvimento da mesma no ambiente da empresa estudada. Neste sentido, foram considerados estímulos ao desenvolvimento da criatividade: estrutura e cultura organizacional, características da diretoria e treinamentos. Recursos tecnológicos e materiais, relações interpessoais e suporte do grupo de trabalho foram classificados como neutros, enquanto que ambiente físico, liberdade e autonomia e volume de serviços destacaram-se como barreiras à criatividade. Características da tarefa e salários e benefícios caracterizaram-se ora como estímulos, ora como barreiras, dependendo do cargo ocupado pelo colaborador. Por fim, foi realizada uma análise sobre a influência das práticas de qualidade em cada um destes aspectos, concluindo-se que a área de qualidade possui maior influência sobre os fatores relacionados a estímulos do que sobre os itens ligados a barreiras ao desenvolvimento da criatividade na Cianet Networking, até porque possui menor poder de ação sobre estes aspectos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130174
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
Adm293521.pdf 21.25Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar