O uso do patrocínio de atletas de surf no desenvolvimento de uma marca em Florianópolis/SC

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O uso do patrocínio de atletas de surf no desenvolvimento de uma marca em Florianópolis/SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Helou Filho, Esperidião Amin
dc.contributor.author Silva, Rodrigo Pires
dc.date.accessioned 2015-02-24T15:24:30Z
dc.date.available 2015-02-24T15:24:30Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130119
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho é analisar o uso do patrocínio de atletas de surf no desenvolvimento de uma marca em Florianópolis/SC. Como objetivos específicos foram definidos a identificação do nível sócio-econômico dos praticantes e apreciadores do surf, examinar o interesse desse público em optar por uma marca que patrocine atletas, identificar a imagem e comportamento do atleta que tenha a preferência do público-alvo, investigar o grau de reconhecimento das marcas que patrocinam os atletas de surf, bem como observar qual o meio de comunicação mais adequado para a divulgação do atleta e conseqüentemente da marca. No que se refere à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa cientifica quantitativa. Os meios de investigação utilizados nesta pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento amostral. Quanto aos fins este trabalho foi caracterizado como exploratório, descritivo e conclusivo. Já quanto aos dados para a realização do estudo, estes foram coletados através de levantamentos exploratórios e aplicação de questionários de autopreenchimento pelo entrevistado. Com base nos resultados desta pesquisa, pode-se afirmar que foram atingidos os objetivos anteriormente estabelecidos. Os resultados mostraram que o surf atinge um público variado socialmente e economicamente, que valoriza e considera importante utilizar uma marca que patrocina o esporte. As pessoas pesquisadas reconhecem as marcas que patrocinam seus atletas preferidos e, em alguns casos, já deixaram de consumir produtos de alguma marca por não gostarem de certas atitudes dos atletas. Em geral constatou-se viável utilizar da ferramenta do marketing esportivo, o patrocínio de atletas, para desenvolver e fortificar uma marca na região de Florianópolis/SC. pt_BR
dc.format.extent 70 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Marca pt_BR
dc.subject Marketing esportivo pt_BR
dc.subject Patrocínio pt_BR
dc.subject Surfe pt_BR
dc.title O uso do patrocínio de atletas de surf no desenvolvimento de uma marca em Florianópolis/SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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