Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades da entrada de uma marca brasileira no mercado exterior, tendo um estudo de caso para expor a teoria na prática junto a empresa Robert's Sistema de Ventilação e Iluminação Natural Ltda., onde buscou-se através de um estudo qualitativo, de técnicas de observação pessoal participativa, análise documental e entrevistas com o proprietário e responsável pela area internacional da empresa em questão, conhecer as relações com o mercado, suas dificuldades no momento da entrada em novos mercados internacionais, a influência das variáveis sócio economicas (coma a cultura, trazendo as peculiaridades do povo que o representa; subsidias para produtos internos, uma forma de protecionismo; informações econômicas dos governos em vista, suas cotações monetárias, sua relação com os países desenvolvidos, bem como com os órgãos financeiros internacionais, suas taxas de juros; características morfológicas e demográficas do pais, etc) na fixação da marca no mercado almejado (sem ter o foco voltado para o financeiro, bem como informações e relatórios) e o conhecimento maior sobre o Mercosul, seu funcionamento e abrangência. Constatou-se que deve se focar mais nos ganhos que o mercado internacional proporciona aos seus integrantes, na qual se faz necessário um planejamento prévio para suas ameaças, e uma estratégia voltada para suas oportunidades. A concorrência da Robert's 6 bastante reduzida, visto que a tecnologia empregada inovadora, além das soluções proposta serem na medida a atender As necessidades de cada cliente, e de cada setor em especifico. Por fim, um conhecimento prévio das características do mercado que se deseja fixar, devem ser analisadas e levantadas, com o objetivo de traçar a estratégia que mais lhe é adequada para entrada da marca com futuro promissor. |