Mapeamento da evasão de alunos baseado na análise dos critérios utilizados para o planejamento do curso do programa de desenvolvimento de educadores: ocaso SENAC/SC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dalmau, Marcos |
|
dc.contributor.author |
Pires, Renata Alves |
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dc.date.accessioned |
2015-02-11T17:14:00Z |
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dc.date.available |
2015-02-11T17:14:00Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129820 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O propósito desta pesquisa teve como finalidade identificar, segundo os parâmetros de treinamento e desenvolvimento, os critérios adotados pelo SENAC, durante o planejamento do PROFIS, se este está possibilitando uni discernimento correto dos reais motivos da evasão dos alunos desde seu inicio em 1999 até o seu Ultimo curso em 2003. Os objetivos deste estudo são: analisar os critérios utilizados pelo SENAC no planejamento do PROFIS, identificar a estrutura utilizada para a realização do curso, avaliar as tecnologias utilizadas pelos colaboradores para o repasse de seu conteúdo, os motivos que levaram os professores a procurar o curso, identificar os critérios de avaliação por parte dos profissionais que participam do curso e identificar os motivos que levaram os profissionais a desistir do curso. O número total de pesquisados foram de 40 alunos, isto representa 26% de todos os participantes do curso. A característica do trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva, com a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O estudo teve seu inicio com uma pesquisa bibliográfica sobre treinamento e desenvolvimento, os objetivos de um treinamento, as vantagens e desvantagens do treinamento, o planejamento de cursos, o meio presencial e a distância, os custos e a avaliação do treinamento e desenvolvimento. A coleta dos dados foi feita através de questionários que continha trintas questões. Através da análise dos dados pode ser concluído que o maior motivo da evasão é a falta de tempo por parte dos alunos na finalização deste. Isto se deve ao fato de o curso ter a duração de nove meses, durante este período surgem outras oportunidades de trabalho ou de realizar um curso que fazem com que o aluno desista de terminá-lo. A maioria ingressou no curso para atualização e busca de conhecimento e grande parte daqueles que terminaram sentiram-se satisfeitos com o curso. |
pt_BR |
dc.format.extent |
96 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Treinamento e desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
SENAC/SC |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento da evasão de alunos baseado na análise dos critérios utilizados para o planejamento do curso do programa de desenvolvimento de educadores: ocaso SENAC/SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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