Mapeamento da evasão de alunos baseado na análise dos critérios utilizados para o planejamento do curso do programa de desenvolvimento de educadores: ocaso SENAC/SC
Show full item record
Title:
|
Mapeamento da evasão de alunos baseado na análise dos critérios utilizados para o planejamento do curso do programa de desenvolvimento de educadores: ocaso SENAC/SC |
Author:
|
Pires, Renata Alves
|
Abstract:
|
O propósito desta pesquisa teve como finalidade identificar, segundo os parâmetros de treinamento e desenvolvimento, os critérios adotados pelo SENAC, durante o planejamento do PROFIS, se este está possibilitando uni discernimento correto dos reais motivos da evasão dos alunos desde seu inicio em 1999 até o seu Ultimo curso em 2003. Os objetivos deste estudo são: analisar os critérios utilizados pelo SENAC no planejamento do PROFIS, identificar a estrutura utilizada para a realização do curso, avaliar as tecnologias utilizadas pelos colaboradores para o repasse de seu conteúdo, os motivos que levaram os professores a procurar o curso, identificar os critérios de avaliação por parte dos profissionais que participam do curso e identificar os motivos que levaram os profissionais a desistir do curso. O número total de pesquisados foram de 40 alunos, isto representa 26% de todos os participantes do curso. A característica do trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva, com a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O estudo teve seu inicio com uma pesquisa bibliográfica sobre treinamento e desenvolvimento, os objetivos de um treinamento, as vantagens e desvantagens do treinamento, o planejamento de cursos, o meio presencial e a distância, os custos e a avaliação do treinamento e desenvolvimento. A coleta dos dados foi feita através de questionários que continha trintas questões. Através da análise dos dados pode ser concluído que o maior motivo da evasão é a falta de tempo por parte dos alunos na finalização deste. Isto se deve ao fato de o curso ter a duração de nove meses, durante este período surgem outras oportunidades de trabalho ou de realizar um curso que fazem com que o aluno desista de terminá-lo. A maioria ingressou no curso para atualização e busca de conhecimento e grande parte daqueles que terminaram sentiram-se satisfeitos com o curso. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129820
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar