Marketing de relacionamento: um estudo do programa de fidelidade AmBev

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Marketing de relacionamento: um estudo do programa de fidelidade AmBev

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Mauricio
dc.contributor.author Nemecek, Michele Paim
dc.contributor.author Sanches, Rodrigo
dc.date.accessioned 2015-02-09T20:45:54Z
dc.date.available 2015-02-09T20:45:54Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129784
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract As estratégias de fidelidade estão crescendo em popularidade por toda parte. Empresas de diferentes setores estão aprendendo que alocar recursos de marketing para promover vendas repetidas pode ser mais lucrativo a longo prazo do que investir esses mesmos recursos para atrair novos negócios. A cada novo ano de relacionamento, o atendimento aos clientes se torna mais barato. A medida que o ciclo de vida do cliente avança, os clientes fiéis se tornam "construtores de negócios", comprando mais, pagando maiores preços (premium prices) e atraindo novos clientes pelas referências boca a boca. A natureza e estratégias dos programas diferem, da mesma forma que os graus de sucesso. Mas isso não impede que se determinem quais os fatores que conduzem um programa ao êxito. Considerando que a empresa em questão atinge vários perfis de clientes (pontos de venda), para um correto planejamento de marketing é necessário identificar os alvos de mercado. A segmentação tem sido definida como estratégia de marketing de fundamental importância para o sucesso de uma empresa. Baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. 0 motivo é simples: os consumidores são muitos, dispersos em diversas regiões, têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim sendo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como nãos e pode tratar todos de forma diferente. 0 que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e tratá-los como se fossem iguais. Com isso, identificou-se a necessidade de criar uma equipe de vendas especializada em atender clientes de Auto Serviço de Rota (AS Rota), ou seja, mercados com faturamento até R$ 500.000,00 ao ano. Em outubro de 2002 a American Beverage Company - AmBev segmentou seus clientes de acordo com a representatividade destes (CMVs) e outros aspectos como categorias diferentes e posicionou em clusters atendidos de forma diferenciada. Com essa implementação, será avaliado os resultados do Programa de Fidelidade implantado nesses pontos de venda, durante outubro, novembro e dezembro de 2003. pt_BR
dc.format.extent 78 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Fidelidade pt_BR
dc.subject Clientes pt_BR
dc.subject Mais Valiosos pt_BR
dc.title Marketing de relacionamento: um estudo do programa de fidelidade AmBev pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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