Marketing de relacionamento: um estudo do programa de fidelidade AmBev

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Marketing de relacionamento: um estudo do programa de fidelidade AmBev

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Título: Marketing de relacionamento: um estudo do programa de fidelidade AmBev
Autor: Nemecek, Michele Paim; Sanches, Rodrigo
Resumo: As estratégias de fidelidade estão crescendo em popularidade por toda parte. Empresas de diferentes setores estão aprendendo que alocar recursos de marketing para promover vendas repetidas pode ser mais lucrativo a longo prazo do que investir esses mesmos recursos para atrair novos negócios. A cada novo ano de relacionamento, o atendimento aos clientes se torna mais barato. A medida que o ciclo de vida do cliente avança, os clientes fiéis se tornam "construtores de negócios", comprando mais, pagando maiores preços (premium prices) e atraindo novos clientes pelas referências boca a boca. A natureza e estratégias dos programas diferem, da mesma forma que os graus de sucesso. Mas isso não impede que se determinem quais os fatores que conduzem um programa ao êxito. Considerando que a empresa em questão atinge vários perfis de clientes (pontos de venda), para um correto planejamento de marketing é necessário identificar os alvos de mercado. A segmentação tem sido definida como estratégia de marketing de fundamental importância para o sucesso de uma empresa. Baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. 0 motivo é simples: os consumidores são muitos, dispersos em diversas regiões, têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim sendo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como nãos e pode tratar todos de forma diferente. 0 que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e tratá-los como se fossem iguais. Com isso, identificou-se a necessidade de criar uma equipe de vendas especializada em atender clientes de Auto Serviço de Rota (AS Rota), ou seja, mercados com faturamento até R$ 500.000,00 ao ano. Em outubro de 2002 a American Beverage Company - AmBev segmentou seus clientes de acordo com a representatividade destes (CMVs) e outros aspectos como categorias diferentes e posicionou em clusters atendidos de forma diferenciada. Com essa implementação, será avaliado os resultados do Programa de Fidelidade implantado nesses pontos de venda, durante outubro, novembro e dezembro de 2003.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129784
Data: 2004


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