Um modelo para organização de documentos no contexto da memória organizacional

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para organização de documentos no contexto da memória organizacional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rogerio Cid pt_BR
dc.contributor.author Wilges, Beatriz pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:59:46Z
dc.date.available 2015-02-05T20:59:46Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 329795 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129357
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Gerenciar e estruturar um conjunto de documentos em uma organização pode otimizar os processos de gestão, contribuindo para o seu desempenho e sucesso. Sabe-se que, apesar de haver iniciativas de gestão do conhecimento (GC), a quantidade de informações heterogêneas muitas vezes inviabiliza uma gestão produtiva. A memória organizacional (MO) fornece acesso, persistência e recuperação de dados. Assim, esta pesquisa se concentrou na definição da estrutura de um modelo de organização de documentos para a MO, o qual é apoiado por um método desenvolvido para a classificação dos documentos em múltiplas categorias com lógica fuzzy. Para avaliação deste modelo, considerou-se a estrutura de uma organização de tecnologia da informação (TI) com um conjunto de 17 categorias. Os resultados agregam valor para a organização porque permitem tratar um conjunto de informações espalhadas em diversos documentos, refinando o espaço de busca e recuperando a informação de interesse para os indivíduos que nela atuam. Além disso, o trabalho individual migra para um nível coletivo, porque se pode tratar informações de interesse comum aos grupos dentro da organização.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The task of managing and structuring a set of documents within an organization can optimize the management process, contributing to it's performance and success. It is well known that despite the efforts of knowledge management (KM), the amount of heterogeneous information often prevents a productive management. The organizational memory (OM) provides access, persistence and retrieval of data. Thus, this research has focused on the definition of the structure of a document organization model in the context of an organizational memory, which is supported by a methodology developed for the classification of documents into multiple categories with fuzzy logic. The structure of an information technology (IT) organization with a set of 17 categories was considered to evaluate this model. The results add value to the organization because they allow to treat a set of information spread over different documents, refining the search space and retrieving relevant information to individuals working in it. Additionally, individual work migrates to a collective level, because it can handle information of common interest to the groups within the organization. en
dc.format.extent 125 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Documentos pt_BR
dc.subject.classification Organização pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de recuperação da informação pt_BR
dc.subject.classification Ontologias (Sistema de recuperação da informação) pt_BR
dc.subject.classification Lógica difusa pt_BR
dc.title Um modelo para organização de documentos no contexto da memória organizacional pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bastos, Lia Caetano pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
329795.pdf 11.18Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar