O jornal escolar e a formação de alunos produtores de textos: análise de uma prática de letramento midiático em uma escola municipal de Florianópolis - SC

DSpace Repository

A- A A+

O jornal escolar e a formação de alunos produtores de textos: análise de uma prática de letramento midiático em uma escola municipal de Florianópolis - SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bonini, Adair pt_BR
dc.contributor.author Antoniassi, Paula Isaias Campos pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:24:57Z
dc.date.available 2015-02-05T20:24:57Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 329530 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128853
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa do tipo etnográfica realizada em uma escola de educação básica da cidade de Florianópolis - SC, no ano de 2012. Buscando responder como o sujeito-produtor de textos constrói saberes específicos em uma situação de produção de jornal escolar, procuramos investigar a formação do aluno produtor de textos como parte das práticas de letramento midiático decorrentes de um projeto de jornal escolar, tendo por objetivos específicos refletir sobre como este projeto se constituiu e que tipo de prática ele perfez; levantar a configuração do jornal e o delineamento de como o letramento midiático se desenvolveu neste projeto escolar; interpretar a metodologia de trabalho com o texto adotado pelo professor; e a busca por uma explicação sobre o processo de formação do produtor de textos e, portanto, da aprendizagem dos alunos nesse quesito no interior do projeto de jornal escolar. Para isso, analisamos um projeto de construção de jornal escolar, observando o processo metodológico de escrita, tendo por referencial teórico Geraldi (2011 [1997]; 2003 [1997]); Antunes (2003); Freire e Shor (2011 [1970]), Freire (2011 [1992]); Bonini (2002). A fim de trabalharmos com gêneros discursivos e prática social, a ancoragem teórica se deu por meio dos trabalhos propostos por Bakhtin (2011 [1979] e Fairclough (2001 [1992], 2003). Ao lidarmos com o letramento midiático, buscamos em Street (1984) a discussão acerca dos modelos de letramento e, para tratarmos das mídias, ancoramo-nos em Thompson (2012 [1995]). A discussão sobre letramento midiático se deu por meio da teoria proposta por Buckingham (2010 [2003]) e Freire e Guimarães (2011 [1984]). Nesta dissertação foi possível analisar três edições do jornal, utilizando, para geração de dados, diário de campo, entrevistas com os participantes e os textos escritos por eles, em suas várias versões. Toda a análise nos permitiu concluir que o trabalho com o jornal nesta unidade de ensino empodera o alunado, favorecendo a autoria e o protagonismo destes. O trabalho com a criticidade, em termos da mídia e do jornalismo, é um campo que o jornal ainda pode explorar para dar maior densidade a essa autoria e a esse protagonismo.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present dissertation shows the results of the ethnographic study conducted in a school of basic education in the city of Florianópolis - SC, in the year 2012. Seeking to answer how the producer of texts builds knowledge in a production situation of school newspaper , we investigated the formation of the student producer of text as part of media literacy practices resulting from an project school newspaper, by having specific aims the reflection about how this project consisted and what kind of practice it amounted; the lifting of the paper and the configuration of how media literacy is developed in this school project; the interpretation of the methodology of working with the text adopted by the teacher; and the search for an explanation of the process of forming text producers and therefore student learning in this aspect inside the project school newspaper. For this, we analyze a construction of the project school newspaper, noting the methodological process of writing, with the theoretical background Geraldi (2011 [1997], 2003 [1997]); Antunes (2003); Freire and Shor (2011 [1970]), Freire (2011 [1992]); Bonini (2002). In order to work with speech genres and social practice, the theoretical anchorage was through the work proposed by Bakhtin (2011 [1979] and Fairclough (2001 [1992], 2003). In dealing with media literacy, seek in Street (1984) the discussion of models of literacy and, to address the media, we use Thompson (2012 [1995]). The discussion about media literacy occurred through the theory proposed by Buckingham (2010 [2003]) and Freire and Guimarães (2011 [1984]). we could analyze for this dissertation, three editions of the newspaper, using for data generation, field diary, interviews with participants and texts written by them, in its various versions. All the analysis allowed us to conclude that working with the newspaper in this educational unit empowers the students, favoring the authoring and the protagonism. Working with criticality in terms of media and journalism is a field that the newspaper can also explore to greater density to this author and this protagonism. en
dc.format.extent 141 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Linguística pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo escolar pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Produção de textos pt_BR
dc.title O jornal escolar e a formação de alunos produtores de textos: análise de uma prática de letramento midiático em uma escola municipal de Florianópolis - SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
329530.pdf 4.584Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar