Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pfitscher, Elisete Dahmer |
|
dc.contributor.author |
Girardi, Cristiane |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-28T12:20:28Z |
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dc.date.available |
2014-11-28T12:20:28Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126987 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho objetiva um estudo comparativo dos Profissionais formandos de 2008 do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Superior da Grande Florianópolis. O estudo fez-se necessário para identificar a situação dos egressos, de Ciências Contábeis, formados por instituições diferentes. Com este estudo apresenta-se um breve histórico das instituições, as disciplinas, o mercado de trabalho e o perfil dos egressos. A trajetória metodológica divide-se em cinco fases. A fase inicial é a “Definição da Problemática” onde se demonstram os objetivos, as limitações da pesquisa e o embasamento teórico utilizado. A segunda “Revisão teórica” aborda “a história da contabilidade”, “os usuários da informação contábil”, “a contabilidade como profissão”, onde se discorre sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho e o “profissional da contabilidade”. O “Estudo dos Casos” é a terceira fase, que trata da obtenção dos dados. Para obter as informações com maior veracidade, um questionário foi elaborado composto de 24 questões discursivas e objetivas, que possibilitou coletar os dados necessários para esta pesquisa. O questionário foi enviado através de email para os egressos das duas instituições e com base em suas respostas foi elaborada a pesquisa. A quarta fase “Confrontação dos Dados”, que é focada na opinião dos egressos de acordo com a vivência durante e após o período acadêmico, buscando esclarecer os principais focos das instituições. E a quinta fase “Análise dos Resultados” que é obtida com a análise da pesquisadora sobre cada item questionado aos entrevistados. Ao final conclui-se que quanto à área de atuação, a maior parte dos egressos em ambas as instituições estão atuando em Escritórios de Contabilidade, 72% dos egressos do IES e 42% dos egressos da UFSC. Quanto à realização de cursos de pós-graduação, somente os egressos da Instituição Pública deram início. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
62 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos |
pt_BR |
dc.subject |
Curso Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Benchmarking Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil Profissional |
pt_BR |
dc.title |
Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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