Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis

Show full item record

Title: Benchmarking educacional: estudo comparativo dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto de ensino superior da Grande Florianópolis
Author: Girardi, Cristiane
Abstract: O trabalho objetiva um estudo comparativo dos Profissionais formandos de 2008 do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Superior da Grande Florianópolis. O estudo fez-se necessário para identificar a situação dos egressos, de Ciências Contábeis, formados por instituições diferentes. Com este estudo apresenta-se um breve histórico das instituições, as disciplinas, o mercado de trabalho e o perfil dos egressos. A trajetória metodológica divide-se em cinco fases. A fase inicial é a “Definição da Problemática” onde se demonstram os objetivos, as limitações da pesquisa e o embasamento teórico utilizado. A segunda “Revisão teórica” aborda “a história da contabilidade”, “os usuários da informação contábil”, “a contabilidade como profissão”, onde se discorre sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho e o “profissional da contabilidade”. O “Estudo dos Casos” é a terceira fase, que trata da obtenção dos dados. Para obter as informações com maior veracidade, um questionário foi elaborado composto de 24 questões discursivas e objetivas, que possibilitou coletar os dados necessários para esta pesquisa. O questionário foi enviado através de email para os egressos das duas instituições e com base em suas respostas foi elaborada a pesquisa. A quarta fase “Confrontação dos Dados”, que é focada na opinião dos egressos de acordo com a vivência durante e após o período acadêmico, buscando esclarecer os principais focos das instituições. E a quinta fase “Análise dos Resultados” que é obtida com a análise da pesquisadora sobre cada item questionado aos entrevistados. Ao final conclui-se que quanto à área de atuação, a maior parte dos egressos em ambas as instituições estão atuando em Escritórios de Contabilidade, 72% dos egressos do IES e 42% dos egressos da UFSC. Quanto à realização de cursos de pós-graduação, somente os egressos da Instituição Pública deram início.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126987
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis291267.pdf 279.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar