SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIALIZADOS (SALT'S) NO LITORAL CENTRO-SUL DE SANTA CATARINA- UM ESTUDO DE CASO DO SISTEMA AGROECOLÓGICO DE PAULO LOPES, GAROPABA, IMBITUBA E LAGUNA.

DSpace Repository

A- A A+

SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIALIZADOS (SALT'S) NO LITORAL CENTRO-SUL DE SANTA CATARINA- UM ESTUDO DE CASO DO SISTEMA AGROECOLÓGICO DE PAULO LOPES, GAROPABA, IMBITUBA E LAGUNA.

Show full item record

Title: SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIALIZADOS (SALT'S) NO LITORAL CENTRO-SUL DE SANTA CATARINA- UM ESTUDO DE CASO DO SISTEMA AGROECOLÓGICO DE PAULO LOPES, GAROPABA, IMBITUBA E LAGUNA.
Author: Cordeiro, Eduardo Firak
Abstract: Este estudo está voltado para uma área peculiar da região sul do Brasil, de alta importância ecológica e econômica. O litoral Centro-Sul de Santa Catarina caracteriza-se por ser um ecossistema bastante frágil do ponto de vista da resiliência e contrapõe-se a esta paisagem um aumento tendencial das atividades turísticas e portuárias de grande valor econômico para a região. Os impactos do modelo de desenvolvimento adotado têm ficado cada vez mais nítidos, alguns deles são: artificialização do litoral; eutrofização e poluição hídrica; erosão de recursos florestais que comprometem a existência de corredores ecológicos; crise na gestão dos dejetos, degradação paisagística; crise estrutural da pesca artesanal e da agricultura familiar. (VIEIRA; CRDAN, 2009) Neste cenário, o trabalho proposto foi de realizar um diagnóstico exploratório das iniciativas de promoção do desenvolvimento da agricultura sob enfoque agroecológico dos municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba e Laguna. As experiências analisadas emergiram de forma endógena e vêm se consolidando gradualmente com base numa parceria envolvendo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), uma Cooperativa de Crédito (Cresol) e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) que representa a Rede Ecovida de Agroecologia na região e a UFSC. Identificadas as tentativas, buscou-se inferir em qual medida os circuitos curtos de comercialização em curso representam um sistema familiar territorializado. As evidências recolhidas sugerem que sistemas com este perfil poderão exercer um papel determinante na criação de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável para o litoral centro-sul do estado de Santa Catarina. Esta pesquisa inscreve-se no âmbito do NMD, e por isso, pretende oferecer subsídios preliminares à pesquisa já em andamento intitulada Desenvolvimento Territorial Sustentável na zona costeira do estado de Santa Catarina- Brasil: definição de estratégias integradas e baseadas na valorização da identidade cultural das comunidades pesqueiras tradicionais, apoiado pelo CIRAD (La recherche agronomique pour le développement), EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Ministério da Pesca e Agricultura (MPA). Este programa mobiliza docentes-pesquisadores e estudantes (de graduação e pós-graduação) vinculados ao Núcleo de Meio Ambiente & Desenvolvimento (CFH) e ao Núcleo de Multifuncionalidade Agrícola (CCA) da UFSC.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125966
Date: 2014-10-10


Files in this item

Files Size Format View
Eduardo Firak Cordeiro.pdf 20.62Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar