Compras sustentáveis na UFSC: análise crítica do processo de inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Compras sustentáveis na UFSC: análise crítica do processo de inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações

Mostrar registro completo

Título: Compras sustentáveis na UFSC: análise crítica do processo de inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações
Autor: Alacon, Marina Westrupp
Resumo: As compras públicas são importantes movimentadores da economia no Brasil e no mundo. Se realizadas buscando integrar critérios sociais, ambientais e econômicos, são denominadas compras públicas sustentáveis e consistem numa importante ferramenta de estímulo ao desenvolvimento sustentável. A Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), como instituição pública, vem buscando se adequar ao processo de compras incluindo critérios de sustentabilidade nos editais de suas licitações, porém isto é algo ainda recente. Neste trabalho foi realizado o diagnóstico atual das compras sustentáveis na UFSC, através da análise da evolução da adoção de critérios de sustentabilidade entre 2010 e 2014 em editais licitatórios das categorias de produtos mais adquiridos pela Universidade: mobiliário em geral, equipamentos de processamento de dados e gêneros alimentícios. Por fim, o presente estudo encaminha sugestões de melhorias no processo de inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações desta instituição, com objetivo de dar subsídios ao Departamento de Compras (DCOM) para que este dê continuidade à implantação das licitações sustentáveis na UFSC.
Descrição: TCC (graduação) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124684
Data: 2014-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Marina W. Alacon.pdf 1.435Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar