O Marco Legal, viabilização econômica e operacionalização financeira dos cursos de graduação em instituições federais de ensino superior vinculadas a Universidade Aberta do Brasil

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O Marco Legal, viabilização econômica e operacionalização financeira dos cursos de graduação em instituições federais de ensino superior vinculadas a Universidade Aberta do Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Valdir Alvim da
dc.contributor.author Souza, Joel de
dc.date.accessioned 2014-08-26T14:58:57Z
dc.date.available 2014-08-26T14:58:57Z
dc.date.issued 2014-08-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124298
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação propõe uma descrição da situação do Ensino Superior modalidade à distância, público e gratuito, caracterizando seus aspectos fundacionais e operacionais com foco no marco legal e econômico de viabilização dos cursos de graduação nas universidades federais com vínculo ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. A importância desta investigação advém do vulto que a educação tem junto à sociedade enquanto pressuposto básico para que um país se desenvolva com amplas oportunidades de crescimento intelectual, cultural e econômico de seus cidadãos. Enquanto política pública, o MEC percebe na EaD possibilidades mais efetivas de universalização da educação podendo chegar aos locais mais afastados dos grandes centros urbanos e adentrando ao interior mais remoto do país a um custo razoavelmente equacionado por meio das TICs e aproveitando a estrutura das prefeituras envolvidas no processo. O objetivo geral deste estudo compreende justamente a caracterização da educação a distância de acordo com as diretrizes do Sistema UAB com atenção ao seu marco regulatório e econômico. Para análise do conteúdo documental selecionado com fins de desenvolvimento da investigação, foi empregada de forma auxiliar, a metodologia estabelecida por Laurence Bardin no intuito de se obter elementos essenciais ao empreendimento dos trabalhos. Como resultado da análise documental e reflexão sobre a temática observou-se que, para um eficaz funcionamento da educação a distância nas universidades públicas é imprescindível um aporte de investimentos governamentais significativo, não apenas na aquisição de materiais, equipamentos e estrutura tecnológica à cargo das prefeituras nos polos presenciais, mas igualmente, na revisão do modelo de gestão e na recomposição, qualificação e reciclagem do corpo docente pt_BR
dc.format.extent 99 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação a Distância. Cursos de Graduação. Universidades Federais pt_BR
dc.title O Marco Legal, viabilização econômica e operacionalização financeira dos cursos de graduação em instituições federais de ensino superior vinculadas a Universidade Aberta do Brasil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Monografia do Joel de Souza.pdf 3.397Mb PDF View/Open

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