Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina: uma abordagem comparativa aos modelos adotados na Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz, Flávio da |
|
dc.contributor.author |
Martins, Sheila Maria Neves |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-26T11:50:24Z |
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dc.date.available |
2014-08-26T11:50:24Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124267 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
0 presente trabalho consiste na abordagem da estrutura do currículo do curso de Ciências Contábeis, diante das últimas propostas e mudanças no cenário educacional de brasileiro, mais especificamente no ensino superior, com base em estudos bibliográficos. 0 estudo tem por objetivo fazer uma abordagem acerca da estruturação curricular e sua influência no processo de formação do perfil do futuro profissional da Contabilidade no exercício da sua função e na sua responsabilidade junto à sociedade, associado a outros fatores sociais, culturais e pedagógicos. Apontam-se alguns aspectos estruturais e conjunturais e opina-se sobre a adequação ou não do currículo do curso realizado na Universidade Federal de Santa Catarina em face de determinadas situações típicas do mercado de trabalho e do complemento instrucional para a cidadania. Através de citações de conceitos de currículo e de contabilidade, onde, consequentemente, apresenta-se uma retrospectiva histórica do curso de Ciências Contábeis no Brasil e no Estado de Santa Catarina, busca-se, inicialmente, relacionar a importância de uma estruturação curricular do curso superior de contabilidade frente is constantes atualizações, principalmente no contexto tecnológico e pedagógico, enquanto complemento no programa educacional que une estudante, corpo docente, instituição de ensino e mercado de trabalho. Por fim, apresenta-se as propostas para as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis no ensino superior brasileiro, a grade atual aplicada nesse curso da Universidade Federal de Santa Catarina em comparação à estrutura curricular da Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasilia, considerando-se alguns aspectos políticos, sociais e econômicos. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
89 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil do Profissional Contábil |
pt_BR |
dc.subject |
UFSC |
pt_BR |
dc.title |
Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina: uma abordagem comparativa aos modelos adotados na Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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