Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina: uma abordagem comparativa aos modelos adotados na Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília

DSpace Repository

A- A A+

Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina: uma abordagem comparativa aos modelos adotados na Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Flávio da
dc.contributor.author Martins, Sheila Maria Neves
dc.date.accessioned 2014-08-26T11:50:24Z
dc.date.available 2014-08-26T11:50:24Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124267
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract 0 presente trabalho consiste na abordagem da estrutura do currículo do curso de Ciências Contábeis, diante das últimas propostas e mudanças no cenário educacional de brasileiro, mais especificamente no ensino superior, com base em estudos bibliográficos. 0 estudo tem por objetivo fazer uma abordagem acerca da estruturação curricular e sua influência no processo de formação do perfil do futuro profissional da Contabilidade no exercício da sua função e na sua responsabilidade junto à sociedade, associado a outros fatores sociais, culturais e pedagógicos. Apontam-se alguns aspectos estruturais e conjunturais e opina-se sobre a adequação ou não do currículo do curso realizado na Universidade Federal de Santa Catarina em face de determinadas situações típicas do mercado de trabalho e do complemento instrucional para a cidadania. Através de citações de conceitos de currículo e de contabilidade, onde, consequentemente, apresenta-se uma retrospectiva histórica do curso de Ciências Contábeis no Brasil e no Estado de Santa Catarina, busca-se, inicialmente, relacionar a importância de uma estruturação curricular do curso superior de contabilidade frente is constantes atualizações, principalmente no contexto tecnológico e pedagógico, enquanto complemento no programa educacional que une estudante, corpo docente, instituição de ensino e mercado de trabalho. Por fim, apresenta-se as propostas para as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis no ensino superior brasileiro, a grade atual aplicada nesse curso da Universidade Federal de Santa Catarina em comparação à estrutura curricular da Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasilia, considerando-se alguns aspectos políticos, sociais e econômicos. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 89 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject Perfil do Profissional Contábil pt_BR
dc.subject UFSC pt_BR
dc.title Estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina: uma abordagem comparativa aos modelos adotados na Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis300714.pdf 24.23Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar