Diretrizes para a institucionalização da gestão do conhecimento na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, Brasil

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Diretrizes para a institucionalização da gestão do conhecimento na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Luz Filho, Silvio Serafim da pt_BR
dc.contributor.author Lino, Sônia Regina Lamego pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:50:05Z
dc.date.available 2014-08-06T17:50:05Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 325459 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123126
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A gestão do conhecimento - GC recentemente vem sendo implementada emorganizações públicas e privadas. O debate em torno desse tema ocorre de forma crescente, com estudos em vários países do mundo, natentativa de compreender e intervir na realidade organizacional por meiode uma nova proposta gerencial. As organizações públicas, especificamenteas de educação superior, apesar de tradicionais produtoras de conhecimento,iniciaram timidamente e tardiamente, em relação às organizações privadas,suas experiências na gestão do conhecimento, na perspectiva de gerir o seucapital intelectual para agregação de valor a organização. Assim, estudosiniciais têm sido realizados, atualmente, com foco nas IES. Nessa lacunade conhecimento se justifica o presente estudo, que tem por objetivoidentificar diretrizes para a institucionalização da gestão doconhecimento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, daRede Federal de Educação Profissional, do Brasil. Para tanto, se definiucomo objetivos específicos: 1) Identificar os modelos de gestão doconhecimento para Instituições de Ensino Superior; 2) Comparar estesmodelos quanto às etapas de processo de gestão do conhecimento; 3) Indicaretapas para o processo de gestão do conhecimento para um Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia; 4) Propor diretrizes para ainstitucionalização da gestão do conhecimento em Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa possui um caráter qualitativo,mais investigativo, de cunho interpretativo, de natureza aplicada eexploratória. A base epistêmica da condução dessa pesquisa se alicerçapelo raciocínio dedutivo. Utilizou-se uma revisão sistemática daliteratura e a pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados, além deestudo de campo no IF-SC e entendimento de especialistas em GC na esferapública, por meio de entrevista estruturada, questionário aplicado etécnica DELPHI. Os resultados apontam para uma proposiçãode implementaçãoda gestão do conhecimento em Instituto Federais, sendo apresentadas emnúmero de seis diretrizes e representadas por meio de um framework.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Knowledge management - KMhas recently been implemented in public and private organizations. The debate on this issue occurs incrementally, with studies in various countries of the world in an attempt to understand and intervene in organizational reality through a new management proposal. Public organizations, specifically higher education, despite producing traditional knowledge, began timidly and belatedly, in relation to private organizations, their experiences in knowledge management from the perspective of managing their intellectual capital to add value to the organization. Thus, initial studies have been conducted, currently focusing on the IES. This knowledge gap justifies the present study, which aims to identify guidelines for the institutionalization of knowledge management in Federal Education, Science and Technology, the Federal Network of Vocational Education, Brazil. So, we set specific objectives : 1 ) Identify models of knowledge management to higher education institutions , 2) Compare these models as the process steps of knowledge management , 3) Indicate steps to the process of knowledge management Federal Institute for Education , Science and Technology ; 4) Propose guidelines for the institutionalization of knowledge management in Federal Education , Science and Technology . The survey has a more investigative qualitative, interpretive nature of applied and exploratory nature. The epistemic basis for conducting this research is underpinned by deductive reasoning. We used a systematic literature review and literature search in different databases, and field study in IF- SC and understanding of CG specialists in the public sphere, through structured interview, questionnaire and Delphi technique. The results point to a proposition of implementing knowledge management in federal Institute, presented in figure of six guidelines and represented by a framework. en
dc.format.extent 254 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.title Diretrizes para a institucionalização da gestão do conhecimento na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, Brasil pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Spanhol, Fernando José pt_BR


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