A identidade do surdo, pesquisado na pós-graduação em linguística
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cabral, Leonor Scliar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosa, Emiliana Faria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2014-08-06T17:22:39Z |
|
dc.date.available |
2014-08-06T17:22:39Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
323966 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122791 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüistica, Florianópolis, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo geral a reflexão sobre como se apresenta a identidade do surdo no ambiente acadêmico e suas contextualizações, assumindo a Libras como seu principal instrumento. O objeto de estudo trata da identidade do surdo, acadêmico e pesquisador na pós-graduação nos cursos de mestrado ou doutorado da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A questão investigada é a de que o surdo possui identidades variáveis de acordo com o que e/ou com quem interage. Justifica-se esta pesquisa tendo em vista que o meio acadêmico se torna um meio no qual o surdo, enquanto pesquisador, busca a si mesmo; busca conhecer, desbravar saberes, para que assim possa absorver e propagar conhecimentos aos outros surdos, consolidando o empoderamento cultural e linguístico da comunidade surda. A pesquisa é relevante por apresentar dados atuais sobre surdos acadêmicos participantes da pós-graduação. O referencial teórico versa sobre teóricos da identidade, sobre a língua de sinais, interação sociocultural e educação. Quanto à metodologia, optou-se por entrevistas semi-estruturadas filmadas em língua de sinais ou ainda escritas em língua portuguesa. As entrevistas filmadas ou escritas foram utilizadas na análise quantitativa e qualitativa dos dados. Em conclusão, o surdo possuidor de uma identidade tem a consciência de como constrói esta identidade de pesquisador e de formador de conhecimentos no ambiente acadêmico, tendo a Libras, língua de acesso, permanência e desenvolvimento no meio acadêmico, como principal instrumento de interação e de pesquisa.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
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en |
dc.format.extent |
169 p.| il., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Língua brasileira de sinais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Surdos - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Identidade social |
pt_BR |
dc.title |
A identidade do surdo, pesquisado na pós-graduação em linguística |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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