FERROVIAS EM LAJE: o estado da arte

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FERROVIAS EM LAJE: o estado da arte

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Title: FERROVIAS EM LAJE: o estado da arte
Author: Olinger, Marcelo Salles
Abstract: Existe uma demanda crescente no transporte ferroviário no mundo. Cada vez mais, buscam-se novas tecnologias para atingir maior eficiência neste modal, aumentando-se a capacidade de carga e a velocidade de serviço nas vias. Ainda, os períodos de serviço das estradas de ferro são cada vez mais longos havendo, portanto, menor tempo de tráfego interrompido para a manutenção das vias. Neste cenário, a tecnologia de ferrovias em laje se apresenta como uma boa solução. O sistema de via em laje é uma técnica de construção de ferrovias que elimina o uso do lastro, utilizando-se no lugar, lajes de concreto ou concreto-asfáltico, que podem ser pré-fabricadas ou moldadas in loco. Este sistema vem sendo desenvolvido e usado amplamente no mundo desde os anos 1970, principalmente no Japão e na Europa, e tem demonstrado bom desempenho para vias de alta velocidade, assim como outras características competitivas em relação à via em lastro. Este trabalho apresenta a tecnologia construtiva de ferrovias em laje. São analisados aspectos técnicos da subestrutura e da superestrutura, e é feito uma comparação entre alguns dos principais modelos existentes. Também é apresentado estudos comparativos entre a ferrovia em laje e a ferrovia em lastro, analisando eficiência, custo de construção e manutenção, e impacto ambiental.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121986
Date: 2014-07-24


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