Investimento e financiamento da infra – estrutura rodoviária no Brasil: uma análise das parcerias público – privadas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Arienti, Patrícia F. Fonseca |
|
dc.contributor.author |
Silva, Camila Santos |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-24T16:07:52Z |
|
dc.date.available |
2014-07-24T16:07:52Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121969 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
en |
dc.description.abstract |
A década de 90 caracterizou-se por uma intensa expansão da atuação do setor privado em alguns setores da economia, que por atuarem no fornecimento de serviços públicos, são considerados essenciais à sociedade. Destacam-se como setores chaves desse processo aqueles que constituem a infra – estrutura básica do país, ou seja, energia elétrica, transporte, saneamento e telecomunicações. A inserção do capital privado nessas atividades está fundamentada nas mudanças ocorridas na década passada, iniciadas com Collor e aprofundadas por FHC, como fruto da crise financeira instalada na década de 80 e das propostas da agenda do consenso de Whashington. Esse contexto foi o que deu origem ao surgimento de novas modalidades de financiamento ao Estado, visto os escassos recursos que se destinavam aos investimentos. O presente estudo de monografia está focado em analisar as parcerias entre setor público e privado, mas conhecidas atualmente como PPP (parceria público – privada), principalmente no que tange ao setor de transporte rodoviário no país. O direcionamento do estudo para as rodovias brasileiras se dá, principalmente, pelas precárias condições em que essas se apresentam, prejudicando, em muito, o crescimento econômico do país, na medida que serve de obstáculo à expansão da competitividade industrial. As parcerias público – privadas constituem-se num mecanismo adicional aos já existentes, como as concessões e as contratações de obras públicas, as quais se diferenciam de uma parceria público- privada pela contraprestação pública, além dos recursos privados, uma vez que os empreendimentos focados por essa nova modalidade são aqueles prioritários para o país, porém de pouca ou nenhuma atratividade financeira. |
en |
dc.format.extent |
88 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Investimento |
en |
dc.subject |
Financiamento |
en |
dc.subject |
Rodovias brasileiras |
en |
dc.subject |
Parceria Público – Privada |
en |
dc.title |
Investimento e financiamento da infra – estrutura rodoviária no Brasil: uma análise das parcerias público – privadas |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar