Perfil do corpo docente das Instituições de Ensino Superior em contabilidade nas regiões Sul e Sudeste

DSpace Repository

A- A A+

Perfil do corpo docente das Instituições de Ensino Superior em contabilidade nas regiões Sul e Sudeste

Show full item record

Title: Perfil do corpo docente das Instituições de Ensino Superior em contabilidade nas regiões Sul e Sudeste
Author: Corrêa, Marina Petri
Abstract: Esse trabalho se propõe a verificar o perfil do corpo docente das Instituições de Ensino Superior (IES) em contabilidade nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para tanto, determinam-se cinco objetivos: (i) identificar a formação/titulação do corpo docente; (ii) analisar o tempo de formação dos docentes; (iii) comparar a titulação do corpo docente da IES com a titulação solicitada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB); (iv) investigar o percentual de professores titulados que respondem pelas disciplinas específicas de contabilidade; e (v) comparar o percentual do corpo docente entre as regiões Sul e Sudeste. A amostra deste estudo é composta por 174 IES que apresentaram o corpo docente em seu site. Na análise dos sites das instituições, identificou-se um total de 3.776 professores do curso de Ciências Contábeis. A titulação do corpo docente foi coletada no currículo Lattes. Trata-se de um estudo descritivo, abordado de maneira puramente qualitativa, que utilizou o procedimento da pesquisa documental para a coleta de dados, sendo esta de origem secundária. Os resultados evidenciam que 4% dos docentes possuem Graduação como titulação máxima, 28% possuem titulação máxima de Especialista, 48% possuem titulação máxima de Mestre, 10% são Doutores e apenas 1% possui Pós-doutorado, dos docentes que fazem parte dessa pesquisa, 9% não possuem Lattes e 1% não informou sua titulação em seu currículo; foi verificado que a maioria das IES estão de acordo com a LDB, porém 9,77% delas não tiveram 1/3 do seu corpo docente com titulação igual ou superior a Mestre; a maior parte dos docentes que fazem parte da pesquisa que possuem titulação de Mestre, Doutor e Pós-doutor possui formação entre os anos de 2001 e 2005, totalizando em 43%; e, dos docentes mestres, Doutores e Pós-doutores 20% ministram disciplinas específicas em Contabilidade.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121458
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
304145.pdf 493.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar