Abstract:
|
Quando se pensa nos desafios que a sociedade contemporânea enfrenta, o envelhecimento surge como tema privilegiado. As mudanças ocorridas na passagem do século XIX para o século XX, nos campos previdenciário, legislativo, cultural e econômico, atribuíram a esta categoria contornos próprios, caracterizando-o como grupo demográfico. Essas mudanças, entretanto, estabeleceram uma livre associação entre envelhecimento e aposentadoria, adotando a idade como critério de afastamento da produção de trabalho, baseada na força física. A elaboração do presente trabalho foi motivada pela experiência do Estágio Curricular Obrigatório, desenvolvido na Divisão de Serviço Social - Atenção ao Servidor (DiSS), da Universidade Federal de Santa Catarina, e tem como foco os reflexos do processo da aposentadoria ao trabalhador, especialmente, ao servidor público. Foram delineados como objetivos principais: compreender a inter-relação entre trabalho, envelhecimento e a aposentadoria compulsória dos servidores técnico-administrativos e docentes aposentados da UFSC e analisar as contribuições do Serviço Social, nesse processo. Considerando que a temática aposentadoria compulsória é ampla, atual e de suma importância na compreensão das constantes transformações da realidade social desta categoria, o presente trabalho foi organizado em três seções, sendo que na primeira foram abordadas, em síntese, a Trajetória da Previdência Social e o Sistema Previdenciário no Brasil. Na segunda seção abordamos o trabalho como identidade social na vida do homem; o trabalho frente ao envelhecimento e a aposentadoria; desigualdades entre o homem e a mulher trabalhadora e as perdas relacionadas ao envelhecimento. Na terceira seção, apresentamos a metodologia adotada, Estudo Exploratório, iniciando com uma breve contextualização da UFSC e da Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRDHS, especialmente, dos projetos implementados pela DiSS, onde a pesquisa foi realizada. Em seguida, apresentamos os dados da pesquisa e a respectiva análise, finalizando o trabalho com a apresentação dos principais resultados obtidos. |