O Programa de Ações Afirmativas e o Pré-Vestibular da UFSC: ampliando o acesso ao ensino superior no Estado de SC
Show full item record
Title:
|
O Programa de Ações Afirmativas e o Pré-Vestibular da UFSC: ampliando o acesso ao ensino superior no Estado de SC |
Author:
|
Crispim, Adéterson David dos Passos
|
Abstract:
|
Neste trabalho de conclusão de curso, minha proposta foi apresentar as desigualdades existentes na esfera educacional, que são refletidas de acordo com o âmbito social, aspecto este tratado com políticas emergenciais e de inclusão, como é o caso das Ações Afirmativas. O que me levou a escolha do tema foi a realização de meu estágio no Programa de Ações Afirmativas (PAA) e Programa Pré-vestibular da UFSC, onde pude participar da seleção de candidatos ao curso de Pré-vestibular para o ano de 2011. Busquei relatar as dificuldades encontradas pelos alunos oriundos dos meios populares em relação ao acesso a universidade pública, distante de muitos cidadãos que ainda sonham em um dia frequentar este espaço elitista e meritocrático. O objetivo geral do TCC foi a análise do acesso ao Ensino Superior através do Programa de Ações Afirmativas em parceria com o Pré-Vestibular da UFSC. Os objetivos específicos foram apresentar as desigualdades existentes na esfera educacional e o seu enfrentamento através do PAA em parceria com o Pré-Vestibular da UFSC e destacar a relevância do Serviço Social na luta pela democratização do acesso ao ensino superior e construção da autonomia dos sujeitos. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e a pesquisa documental de dados obtidos através do Pré-Vestibular da UFSC. Este trabalho se divide em três seções. A primeira contextualiza as Ações Afirmativas em um contexto histórico e expõe o inicio destes programas na rede educacional do Brasil, destacando a implantação do PAA na UFSC. A segunda seção aborda o processo que corresponde ao acesso a universidade, através do Pré-Vestibular da UFSC que tem como parceria o programa PAA, destacando o processo de seleção. Na terceira finalizo destacando a importância da profissão de Serviço Social no âmbito educacional, objetivando a construção da autonomia dos sujeitos frente a sua própria realidade, como construtores de seu meio. Destaco a situação atual da profissão de Serviço Social em relação ao campo educacional, onde tem sido realizadas grandes lutas para sua inserção. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121256
|
Date:
|
2011 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar