As atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pela bibliotecária da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

As atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pela bibliotecária da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Caldin, Clarice Fortkamp en
dc.contributor.author Rodrigues, Lucimeri Malagoli en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:58:09Z
dc.date.available 2014-07-02T23:58:09Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 301623 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121185
dc.description TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis en
dc.description.abstract Este trabalho relata as observações feitas sobre as atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar, realizadas pela bibliotecária e a auxiliar de biblioteca da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, no Bairro Costeira do Pirajubaé, Florianópolis # SC, junto as crianças de 1ª a 4ª do ensino fundamental, durante o primeiro trimestre de 2011. Evidencia a importância de incentivar o exercício e o prazer da leitura desde o início da formação escolar. Mostra que é na infância que o ser humano está mais apto a aprender e a tomar o gosto pela leitura. Aponta a biblioteca escolar como um espaço agradável, prazeroso e recreativo, capaz de criar laços com o imaginário e o real por meio da leitura. Constata que a leitura desenvolve a criatividade, a imaginação e permite a obtenção do conhecimento do mundo. Aponta a necessidade da interação entre professores e bibliotecários. Registra estudos teóricos sobre leitura e o ato de ler e atividades práticas de estímulo á leitura. Quanto aos objetivos da pesquisa, caracteriza-se como descritiva. Ressalta-se a importância da biblioteca escolar na formação escolar e da figura do bibliotecário como fomentador da leitura. Conclui que o profissional bibliotecário é capaz de despertar o gosto pela leitura nas crianças e de aumentar sua presença na biblioteca, se desenvolver atividades que instiguem essas práticas. Com base nos objetivos, se confirma como exploratória. Quanto à abordagem, a pesquisa é quali-quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica, participante e estudo de caso. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Bibliotecas escolares en
dc.subject.classification Bibliotecas e escolas en
dc.subject.classification Leitura en
dc.title As atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pela bibliotecária da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim: um estudo de caso en
dc.type TCC (graduação em Biblioteconomia) en


Files in this item

Files Size Format View
301623.pdf 715.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar