As atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pela bibliotecária da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim: um estudo de caso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Caldin, Clarice Fortkamp |
en |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Lucimeri Malagoli |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T23:58:09Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T23:58:09Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
301623 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121185 |
|
dc.description |
TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho relata as observações feitas sobre as atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar, realizadas pela bibliotecária e a auxiliar de biblioteca da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, no Bairro Costeira do Pirajubaé, Florianópolis # SC, junto as crianças de 1ª a 4ª do ensino fundamental, durante o primeiro trimestre de 2011. Evidencia a importância de incentivar o exercício e o prazer da leitura desde o início da formação escolar. Mostra que é na infância que o ser humano está mais apto a aprender e a tomar o gosto pela leitura. Aponta a biblioteca escolar como um espaço agradável, prazeroso e recreativo, capaz de criar laços com o imaginário e o real por meio da leitura. Constata que a leitura desenvolve a criatividade, a imaginação e permite a obtenção do conhecimento do mundo. Aponta a necessidade da interação entre professores e bibliotecários. Registra estudos teóricos sobre leitura e o ato de ler e atividades práticas de estímulo á leitura. Quanto aos objetivos da pesquisa, caracteriza-se como descritiva. Ressalta-se a importância da biblioteca escolar na formação escolar e da figura do bibliotecário como fomentador da leitura. Conclui que o profissional bibliotecário é capaz de despertar o gosto pela leitura nas crianças e de aumentar sua presença na biblioteca, se desenvolver atividades que instiguem essas práticas. Com base nos objetivos, se confirma como exploratória. Quanto à abordagem, a pesquisa é quali-quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica, participante e estudo de caso. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Bibliotecas escolares |
en |
dc.subject.classification |
Bibliotecas e escolas |
en |
dc.subject.classification |
Leitura |
en |
dc.title |
As atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pela bibliotecária da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim: um estudo de caso |
en |
dc.type |
TCC (graduação em Biblioteconomia) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar