Percepção dos formandos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o que é promoção de saúde

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Percepção dos formandos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o que é promoção de saúde

Mostrar registro completo

Título: Percepção dos formandos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o que é promoção de saúde
Autor: Olsson, Laís
Resumo: Como resposta aos desafios sanitários contemporâneos, a Promoção de Saúde delineia-se num campo teórico-prático-político envolvendo ações e projetos em saúde, apresentando-se em todos os níveis de complexidade da gestão e atenção do sistema de saúde. Deve incluir capacitação da comunidade para que a mesma, visando à melhoria de qualidade de vida e saúde, possa atuar juntamente no controle desse processo. Dada a importância desse conhecimento, o presente trabalho propõe identificar a percepção dos formandos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre o que é Promoção de Saúde. Metodologia: uma pesquisa de campo com caráter descritivo e qualitativo visando analisar a realidade a partir da observação de fenômenos e causas. Os sujeitos da pesquisa são compostos por formandos dos cursos do CCS da UFSC, sendo 3 representantes de cada curso, totalizando 15. As informações pessoais foram submetidas a uma análise descritiva e questão aberta, analisada pelo processo de Análise-Reflexão-Síntese. Resultados: O perfil da amostra foi predominantemente feminino (60%), com aproximadamente 21 anos de idade. Quanto ao conhecimento sobre a Promoção de Saúde, demonstraram enorme dificuldade em conceituar seu significado, sendo que para a maioria da amostra não foi possível diferenciar prevenção de promoção da saúde, além de uma quase que total falta de noção de como aplicar em sua prática profissional. Apesar da importância da Promoção da Saúde ter sido reconhecida e exaltada, os entrevistados alegaram haver uma falha no ensino, que pode justificar essa falta de conhecimento e entendimento sobre o tema.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121105
Data: 2011


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
299015.pdf 1.210Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar