Aplicação do custeio variável como ferramenta para a tomada de decisão: um estudo de caso de uma indústria de alimentos

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Aplicação do custeio variável como ferramenta para a tomada de decisão: um estudo de caso de uma indústria de alimentos

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Title: Aplicação do custeio variável como ferramenta para a tomada de decisão: um estudo de caso de uma indústria de alimentos
Author: Soares, Hermelindo Júnior
Abstract: O atual contexto do mundo dos negócios proporciona às empresas oportunidades diversas para a realização de transações lucrativas. Em diversos momentos essas oportunidades exigem dos administradores o conhecimento, de maneira separada, dos custos fixos e variáveis, que compõem seu produto e afetam seu cliente, para o processo de tomada de decisão. Este trabalho tem por objetivo geral, investigar quais as contribuições do custeio variável no processo de tomada de decisão em sistemas de produção adaptáveis às necessidades de clientes diferenciados. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa do problema. Quanto aos procedimentos, fez-se um estudo de caso em uma indústria de alimentos, que está localizada no município de Tijucas e atua na produção de pipocas e salgadinhos para micro-ondas. A pipoca é vendida no mercado nacional com a marca e especificações dos diversos clientes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com funcionários do controle de qualidade, departamento de vendas, administradores e os responsáveis pelas informações contábeis da empresa. Outras informações foram colhidas diretamente no sistema de gestão empresarial utilizado pela mesma. Para fundamentar a pesquisa, elaborou-se uma breve revisão bibliográfica contemplando os principais conceitos pertinentes à contabilidade de custos. Abordaram-se as definições de custo e despesa juntamente com as suas classificações em direto/indireto e fixo/variável. Ainda discorreu-se sobre os métodos de custeio, com ênfase no custeio variável e no conceito de margem de contribuição. Após a descrição das informações obtidas através do estudo de caso, calculou-se a margem de contribuição unitária dos produtos por cliente. A empresa possui margem de contribuição positiva variando entre 4,88% da pipoca de chocolate do cliente #C# e 39,73% da pipoca natural do cliente #I#, em relação ao preço de venda. Pela análise dos resultados, concluiu-se que um relatório baseado no custeio variável demonstrando o cálculo da margem de contribuição dos produtos e contemplando as particularidades de cada cliente # sejam elas, pelas quantidades de matérias-primas nas fórmulas dos produtos, pelas despesas variáveis contratuais ou pelo fornecimento de embalagens ou caixas, conforme apresentado nessa pesquisa # contribui em diversas situações de tomada de decisão que requerem informações específicas dos produtos e clientes. Dentre as possíveis utilizações no processo decisório, o custeio variável, pelo cálculo da margem de contribuição dos produtos no caso estudado, auxilia em decisões de formação de preço de venda, decisões para análise de novos contratos comerciais e analise de desempenho dos clientes, decisões para metas de produção e vendas e ainda em decisões para a realização de novos investimentos na empresa
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120806
Date: 2010


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