O Valor da marca como um ativo intangível: Um estudo de caso da WEG S.A.
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Title:
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O Valor da marca como um ativo intangível: Um estudo de caso da WEG S.A. |
Author:
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Teixeira, Juliana Pauli
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Abstract:
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Esse estudo tem como objetivo aplicar um método de mensuração para ativos intangíveis, em específico para marcas, que se destacam por gerar mais valia às empresas. Portanto, procurou-se elaborar um caso prático de mensuração para marca baseado no método de fluxo de caixa descontado. Desta forma, utilizou-se da ferramenta denominada Scorecard da Marca para identificar e quantificar a influência exercida pela marca na geração de fluxos futuros de uma empresa do setor de bens industriais, máquinas e equipamentos, motores e compressores, mercado de atuação da WEG S.A., empresa analisada. Os resultados desse método de mensuração permitem as empresas avaliarem seus ativos intangíveis. Embora as normas brasileiras não considerem como ativos intangíveis as marcas geradas internamente é impossível desconsiderar o impacto que as marcas agregam aos resultados financeiros das empresas, já que o valor de mercado de uma empresa é formado pela soma de seus ativos, sendo que para algumas delas, o valor do ativo intangível é mais expressivo que do ativo tangíveis. Após aplicar a metodologia proposta, foi calculado o valor da marca da empresa WEG S.A. que totalizou em R$3.434.111 bilhões, o que representa 77% do valor total da empresa. Portanto, o impacto que a marca da WEG exerce sobre o fluxo de caixa da empresa é bastante significativo |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120802
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Date:
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2010 |
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