Gestão de curso a distância: elementos estruturantes da oferta do concurso bacharelado em administração pública a distância, integrante do programa nacional de formação em administração pública, na Universidade Federal de Santa Catarina

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Gestão de curso a distância: elementos estruturantes da oferta do concurso bacharelado em administração pública a distância, integrante do programa nacional de formação em administração pública, na Universidade Federal de Santa Catarina

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Título: Gestão de curso a distância: elementos estruturantes da oferta do concurso bacharelado em administração pública a distância, integrante do programa nacional de formação em administração pública, na Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Silva, Érika Alessandra Salmeron
Resumo: A EaD em conjunto ao avanço tecnológico e da comunicação vem mpliando as possibilidades de acesso ao conhecimento, proporcionando assim inclusão social a uma maior parcela da população. Para tanto, esta modalidade de ensino requer uma gestão diferenciada da aplicada em cursos presenciais, devido às suas características próprias. A EaD deve ser aplicada de forma mais sistemática, de modo a melhorar a qualidade, eficácia e eficiência da educação. É o caso do curso Bacharelado em Administração Pública a distância na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste contexto foi definido o objetivo geral deste trabalho que foi analisar os elementos estruturantes da oferta do curso Bacharelado em Administração Pública a distância integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), na UFSC. Quanto à metodologia a presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa, aplicada, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Foram coletados dados primários, por meio de entrevistas e aplicação de questionários junto aos polos de apoio presencial. Com relação aos procedimentos para definir a amostragem populacional, os mesmos foram não-probabilísticos, utilizando-se uma amostra caracterizada como intencional, sendo seus componentes: a supervisora de tutoria a distância, a supervisora de tutoria presencial, os 6 polos de apoio presencial, o coordenador do curso, a coordenadora de produção de recursos didáticos CAD/UFSC e a supervisora de produção de recursos didáticos CAD/UFSC, lembrando que esta última é a pesquisadora do presente estudo.A partir dos dados coletados, buscou-se então descrever o PNAP, como foram constituídos os materiais didáticos para o programa e como foi concebido o curso Bacharelado em Administração Pública a distância. Foi apresentado um histórico da UFSC, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) e informações sobre vagas ofertadas do curso por polo de apoio presencial. Após a apresentação do programa e da instituição foram elencados os elementos estruturantes da oferta do curso, que são: a concepção de currículo no processo de ensino e aprendizagem (refere-se ao projeto pedagógico do curso), sistemas de comunicação, material didático, avaliação (de aprendizagem e institucional), equipe multidisciplinar (tutores, docentes e corpo técnico-administrativo), infra-estrutura de apoio (coordenação acadêmico-operacional e polo de apoio presencial), gestão acadêmico-administrativa (integração de todos os elementos), e sustentabilidade financeira. Por fim, foi proposto um plano de ação visando a melhoria da oferta do curso, de acordo com cada um dos elementos estruturantes do curso.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120689
Data: 2010


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