O Papel da educação no processo de profissionalização dos adolescentes aprendizes do núcleo formação e trabalho da IDES/PROMENOR: reflexões a partir do Serviço Social

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O Papel da educação no processo de profissionalização dos adolescentes aprendizes do núcleo formação e trabalho da IDES/PROMENOR: reflexões a partir do Serviço Social

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Title: O Papel da educação no processo de profissionalização dos adolescentes aprendizes do núcleo formação e trabalho da IDES/PROMENOR: reflexões a partir do Serviço Social
Author: Martins, Silvia Santiago
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de várias inquietações advindas da experiência de Estágio Curricular Obrigatório de Serviço Social, realizado no Núcleo Formação e Trabalho (NUFT), da Instituição IDES/PROMENOR. O NUFT atende adolescentes de 14 a 18 anos, inserindo, capacitando e acompanhando esses adolescentes ao mercado de trabalho. Entendendo as complexidades existentes no âmbito da sociedade capitalista e tendo em vista o atual modo de produção, este trabalho propôs-se a discutir aspectos concernentes à educação e ao mercado de trabalho. Observando a realidade vivenciada dos adolescentes aprendizes atendidos no NUFT, destacaram-se alguns dos elementos causadores da exclusão social e como a educação pode ser uma das formas de inclusão para a juventude. A partir do entendimento de que a educação é precípua para a emancipação dos indivíduos, faz-se uma discussão acerca da inserção do Assistente Social na Política Educacional brasileira. Para tanto, apresentou-se um resgate histórico da profissão, discutindo as lutas que a categoria travou no âmbito social para conquistar seu espaço, bem como os direitos dos sujeitos sociais que tende. Indicou-se a inserção do Serviço Social no âmbito escolar, pois se entende que sua atuação contribuirá para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes inseridos na escola. Por fim indicaram-se os elementos da pesquisa realizada no Banco de Dados do NUFT, que observou e analisou aspectos da realidade dos adolescentes aprendizes e suas famílias, enfocando o direito à educação e inserção no mercado de trabalho, com vistas à emancipação dos sujeitos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120535
Date: 2010


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