A dimensão pedagógica do serviço social e o projeto SESC idoso empreendedor: mediação para a emancipação

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A dimensão pedagógica do serviço social e o projeto SESC idoso empreendedor: mediação para a emancipação

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Title: A dimensão pedagógica do serviço social e o projeto SESC idoso empreendedor: mediação para a emancipação
Author: Ferreira, Janaina Regina
Abstract: Neste Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se tratar sobre a dimensão pedagógica do Serviço Social, entendida como mediação para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos a partir da observação realizada na experiência de estágio no SESC Florianópolis. Inicialmente o trabalho apresenta um resgate histórico da instituição, priorizando, porém, o papel do Serviço Social na mesma. A seguir é exposta a produção temática dos Trabalhos de Conclusão de Curso do SESC no período de 2001 até a atualidade, bem como a argumentação desta pesquisa. Totalizando 15 trabalhos, onde estes podem ser divididos em sete áreas de concentração: saúde, políticas sociais, projetos institucionais, gênero, atuação profissional, envelhecimento e educação. Na segunda parte do trabalho é abordada a questão do envelhecimento e as novas tecnologias (informática), assim como a dimensão pedagógica da profissão e o espaço onde ocorreu a pesquisa, o Projeto SESC Idoso Empreendedor. Na última seção é abordado o procedimento metodológico para a análise qualitativa, onde se utilizou a análise de conteúdo. Através de tal procedimento foi realizado uma leitura inicial dos registros com o intuito de elencar algumas categorias de análise, que propiciassem desvendar a dimensão pedagógica do Assistente Social contida em sua prática cotidiana, o que permitiu chegar às seguintes categorias centrais: Mediação e Autonomia. Possibilitando decodificar os dados e elementos contidos nos registros de acompanhamento do Projeto SESC Idoso Empreendedor, favorecendo a percepção do caráter educativo contido na prática cotidiana do Assistente Social. A reflexão sobre essa prática profissional do Serviço Social no SESC face às novas exigências da realidade atual certamente apresenta-se como um grande desafio. Ficando evidenciada através da pesquisa qualitativa realizada nos registros de acompanhamento do PSIE a dimensão pedagógica, por intermédio do desvendamento das subcategorias e categorias supracitadas, que explicitaram características dessa atuação profissional, como a mediação e a autonomia, que refletem uma leitura crítica-reflexiva do processo grupal do referido projeto por parte do Assistente Social
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120529
Date: 2010


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