Os Processos de gestão do conhecimento no uso de sistemas de geoprocessamento em Curitiba e Florianópolis

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Os Processos de gestão do conhecimento no uso de sistemas de geoprocessamento em Curitiba e Florianópolis

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Title: Os Processos de gestão do conhecimento no uso de sistemas de geoprocessamento em Curitiba e Florianópolis
Author: Zanluchi, Thaís Amaral
Abstract: O objetivo geral do presente trabalho consiste em avaliar os processos de gestão do conhecimento a partir do uso dos Sistemas de Geoprocessamento das Prefeituras de Curitiba e de Florianópolis. Este estudo é de caráter descritivo quanto ao objetivo e quanto a sua abordagem é caracterizado como qualitativo, sendo os dados coletados por meio de questionários aplicados aos usuários das áreas de planejamento urbano desenvolvedores/gestores dos sistemas de ambas as instituições, além de terem sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, não estruturadas e levantamento bibliográfico. O Sistema de Geoprocessamento de Curitiba existe há mais de 20 anos e foi um dos pioneiros no Brasil no desenvolvimento de sistemas de georreferenciamento. Em Florianópolis, o Sistema de Geoprocessamento está em desenvolvimento desde 2003 e tem por finalidade integrar diversos tipos de dados, com base nas informações cadastrais e no georreferenciamento. A análise dos dados baseou-se no modelo de processos de gestão do conhecimento proposto por Probst, Raub e Romhardt (2002), além de serem verificadas as metas e avaliações do conhecimento existentes a partir do uso dos softwares. De acordo com a análise, ficou evidenciado que os processos de gestão do conhecimento existentes em ambos os Institutos não são muito compreendidos e podem ser melhorados por meio da própria difusão do sistema dentre os servidores municipais. Divergências de opiniões, principalmente em Florianópolis, demonstram a falta de conhecimento do assunto e a alguns pontos de insatisfação com relação à gestão do geoprocessamento. Entretanto, muitos dos processos são evidenciados mesmo sem uma clara compreensão do que ocorre. Visando a melhoria dos processos de gestão do conhecimento, sugere-se a realização de treinamentos e capacitações contínuas a mais servidores; melhorias na interface dos aplicativos; maior participação dos gestores públicos quanto a investimentos, metas e feedbacks aos usuários do sistema; e o estabelecimento de comunicação mais clara e de maior interação entre gestores e usuários do Geoprocessamento.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120347
Date: 2009


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