Abstract:
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Este trabalho apresenta as estratégias de marketing de relacionamento presentes na Inter Color Ltda, uma empresa do ramo fotográfico atuando no mercado há 23 anos, com um enfoque principal na proposta de um plano de fidelização para seus clientes. Para a realização deste estudo foram levantados, a partir de uma sólida base teórica, temas relacionados ao assunto pesquisado, como as estratégias de marketing, análise da concorrência, perfil do consumidor, marketing de relacionamento e fidelização de clientes. A metodologia utilizada desenvolveu se através de um estudo descritivo, de abordagem predominantemente quantitativa, utilizando como instrumentos de coletas de dados entrevistas, questionários aplicados aos clientes, e observações diretas. Os resultados apresentados na pesquisa mostraram que a Inter Color oferece como principais estratégias de marketing de relacionamento, a política de trademarketing, ou seja, a distribuição de materiais promocionais e de ponto de venda e a qualidade no atendimento para seus clientes. Os clientes da Inter Color são, na maioria, pequenos lojistas do ramo fotográfico, que compram mensalmente produtos destinados a revelação e impressão de fotos digitais e analógicas. Avaliando as estratégias já realizadas juntamente com o perfil dos clientes, coletados nos questionários aplicados, constatou-se a possibilidade de implementar um plano de fidelização com o objetivo de conhecer, identificar e acima de tudo encantar os clientes da Inter Color, aumentando sua freqüência de compras, e incentivando que o mesmo possa adquirir um mix de produtos cada vez maior, fazendo com que a empresa participe do seu sucesso lucrativo, fornecendo produtos de excelente qualidade a um preço condizente com o mercado e com suas expectativas. |