Análise estratégica do mercado de cafeterias: um estudo de caso no bairro Trindade - Florianópolis SC

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Análise estratégica do mercado de cafeterias: um estudo de caso no bairro Trindade - Florianópolis SC

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Title: Análise estratégica do mercado de cafeterias: um estudo de caso no bairro Trindade - Florianópolis SC
Author: Nunes, Mariane Maier
Abstract: Há uma tendência de aumento da complexidade do ambiente competitivo, onde os clientes tornam-se mais exigentes, fazendo com que as empresas, na economia da experiência tenham que voltar seus esforços para atingir expectativas e proporcionar sensações memoráveis. Esse esforço liga-se também com a estratégia competitiva, que caracteriza-se pelo principal motivo pelo qual as empresas sucedem. Desse modo, torna-se pudente que todo interesse em abertura de novos negócios, esteja igualmente ligado ao estudo da estratégia de mercado e do comportamento dos consumidores focos da ação. Nesse sentido, o presente estudo analisa a estratégia do mercado de cafeterias do bairro Trindade, Florianópolis SC com base no pressuposto teórico de Porter e propõe um novo modelo de negócio para o ramo. A fim de solucionar o problema apresentado, os métodos utilizados caracterizaram-se por caráter descritivo, de levantamento, documental e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, bem como amostragem populacional, não probabilística. A coleta de dados deu-se com moradores e/ou frequentadores do bairro Trindade, na cidade de Florianópolis, durante o período de 22 à 29 de Junho de 2009 e para a segunda dez organizações do bairro , consideradas como organizações A, B, C, D, E , F, G, H, I e J. Com os dados pôde-se perceber que, a respeito da pesquisa de comportamento do consumidor, que o público estudado caracterizou-se por jovens estudantes, residentes na cidade de Florianópolis, com rendimentos individuais não superiores à seis salários mínimos. Para eles, os critérios de maior relevância para escolha de uma casa de café foram o preço e qualidade. A pesquisa ainda evidenciou que embora a maioria consuma o produto todos os dias, poucos adquiriram o hábito de beber café em estabelecimentos fora com a mesma frequência. A pesquisa de análise de estratégia de mercado revelou que as organizações não investem em pesquisa, a maioria não possui estratégias genéricas ou entregam um composto de valor único aos clientes. Identificou-se ainda, que metade delas não planejam suas estratégias, mas que estas emergem devido às ações diárias nas empresas. Quanto às principais forças identificadas e que interagem com o mercado, cabe ressaltar: forte concorrência das mesmas com cafés e/ou lanchonetes de menor custo, poucas barreiras de entrada para abertura de novos negócios, ameaças por parte dos fornecedores e por fim, produtos e empresas substutuíveis. Pôde-se verificar assim oportunidades no ramo para abertura de empreendimento, onde um novo modelo de negócio foi proposto. No entanto, o comportamento dos consumidores revelou além de renda mensal baixa, uma procura por bebidas alcoólicas, ambiente alternativo e música, o que sugere outros estudos na cidade a fim de que novas oportunidades sejam reveladas
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120334
Date: 2009


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