Planejamento estratégico de Marketing: o caso da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas ltda.

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Planejamento estratégico de Marketing: o caso da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas ltda.

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Title: Planejamento estratégico de Marketing: o caso da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas ltda.
Author: Nussner, Diego
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral, a criação de um planejamento estratégico de marketing para a filial da Pontual Comércio de Artigos para Sorveterias e Festas LTDA, procurando desenvolver estratégias que levem a empresa adquirir vantagem competitiva sobre seus concorrentes. A construção deste trabalho foi realizada por meio de uma metodologia, utilizando como principal fonte de dados, a observação participativa por meio do autor deste trabalho que exerce o cargo de gerência na loja estudada. Além disto, fez-se uso de documentos da empresa, especialmente relatórios da área de vendas. Diante disto, foi desenvolvido um planejamento estruturado, iniciando pela coleta de dados do ambiente interno, relatando sobre a atual situação da organização. Logo a seguir, partiu-se para análise do mercado consumidor e do ambiente externo. Com a disponibilidade dos dados, foi possível identificar as principais forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, possibilitando a geração da matriz SWOT (strengths, weakness, opportunities e threats). Com base nesta, traçam-se os objetivos do planejamento estratégico. Estes têm como missão combater as fraquezas e ameaças e aproveitar as oportunidades, utilizando suas forças e competências da organização. O alcance dos objetivos se dará por meio de estratégias, as quais são a direção que a empresa deseja empregar para chegar a uma situação futura desejada. A principal oportunidade evidenciada foi a implementação de uma logística de entregas por meio de uma ferramenta ecommerce, atendendo principalmente a região da Grande Florianópolis. A estratégia principal de diferenciação tem como objetivo criar uma vantagem competitiva de difícil reprodução. Além desta, foram utilizadas outras estratégias para valorização da marca e melhoria nos processos da empresa, declarando em conjunto suas respectivas ações estratégicas de implementação. O último tópico do estudo de caso apresenta-se ferramentas de avaliação e controle, principalmente na forma de índices, para que o gestor responsável possa verificar mensalmente se os objetivos estão sendo atingidos e em qual magnitude, finalizando com as devidas conclusão e recomendações
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120288
Date: 2009


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