Patrocínio do evento Planeta Atlântida como case de estratégia de marketing experimental

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Patrocínio do evento Planeta Atlântida como case de estratégia de marketing experimental

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Título: Patrocínio do evento Planeta Atlântida como case de estratégia de marketing experimental
Autor: Mathias, Rodrigo Bertho
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar os resultados que o patrocínio de um projeto pode oferecer para uma empresa que pretende associar sua marca ao evento. Esta estratégia tem como objetivo compor o mix de comunicação da marca patrocinadora através de ações diferenciadas que estejam em contato direto com o público que se pretende atingir. Além de visar fins lucrativos para a empresa, esta estratégia gera recall positivo para marca quando associada a um projeto de sucesso. O tema surgiu a partir da necessidade de avaliar o retorno que um patrocínio de projeto pode oferecer as empresas que apostam neste formato de ação, aproximando o público da marca através de entretenimento e lazer. Para melhor compreensão do tema, foi escolhido o evento Planeta Atlântida para realizar o estudo, levando em consideração o projeto em um âmbito geral e principalmente, com relação às marcas patrocinadoras. Realizado pelo Grupo RBS, o Planeta Atlântida é um evento multi-atração que acontece nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, durante os meses de janeiro e fevereiro, respectivamente. Quanto à metodologia do trabalho foi utilizado o método indutivo, estudo de caso, pesquisa descritiva e exploratória, técnicas de pesquisa bibliográfica, observação participante e documental, com abordagem predominantemente qualitativa. Para mensurar o recall do projeto, principalmente em relação às marcas patrocinadoras, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com profissionais do Grupo RBS envolvidos neste projeto, e aplicação de questionário com profissionais das empresas patrocinadoras do Planeta Atlântida. A partir destas entrevistas e de dados secundários, conclui-se que o Planeta Atlântida proporcionou resultados significativos as empresas envolvidas, gerados da interação do público com as marcas, através de um forte aproveitamento de mídia, exposição visual e ações de entretenimento e lazer
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120285
Data: 2009


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