A Importância da aplicação de um plano de marketing de relacionamento para uma empresa de motocicleta - Artmoto

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A Importância da aplicação de um plano de marketing de relacionamento para uma empresa de motocicleta - Artmoto

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Title: A Importância da aplicação de um plano de marketing de relacionamento para uma empresa de motocicleta - Artmoto
Author: Siqueira, Maickel
Abstract: 0 objetivo deste trabalho é realizar um estudo acerca da importância da aplicação de um piano de marketing de relacionamento para urna empresa revendedora de motocicletas Artmoto. Seus objetivos específicos são: levantar o histórico organizacional da empresa Artmoto e avaliar o ambiente na qual a empresa está inserida, identificar a realidade da empresa no momento atual no que tange o relacionamento com os clientes, analisar as necessidades criticas da empresa no que diz respeito a seu relacionamento com os clientes e propor sugestões de aprimoramento para a empresa.. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa é o estudo de caso, de natureza qualitativa. A coleta dos dados foi feita através de revisão bibliográfica, entrevistas, observações, pesquisas pela Internet e análise de documentos no período do segundo semestre de 2009. Desta forma. iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre marketing. marketing de relacionamento, abordando os conceitos desenvolvidos pelos principais autores. Foi também analisado como é o comportamento do consumidor no pré-compra, durante a compra e no pós-compra, de forma a possibilitar a identificação das fases pelas quais o comprador passa durante a venda de um produto ou serviço. Por fim, foi apresentada a empresa Artmoto, e mostrados os resultados da pesquisa desenvolvida na mesma. Conclui-se que a empresa estudada não possui um marketing de relacionamento bem estruturado na área de pós-venda e também na area de recursos humanos. Desta forma, as ferramentas de marketing de relacionamento passíveis de serem implementadas na Artmoto são: treinamento dos funcionários para um melhor relacionamento corn o cliente pós-venda: motivação dos funcionários através de bonificações quando este conseguir levar o cliente a repetir uma compra; entregar um questionário de pesquisa de satisfação para o cliente, possibilitando que o mesmo mencione sua visão de valor percebido corn a compra e implementar cafés esporádicos para lançamento de novos produtos, convidando os clientes antigos para apresentação, oferecendo brindes aos mesmos se estes levarem amigos e/ou familiares para conhecer a loja
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120284
Date: 2009


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