A Influência do mix de marketing e dos fatores comportamentais nas decisões do consumidor: o caso Sayuri Produtos Orientais

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A Influência do mix de marketing e dos fatores comportamentais nas decisões do consumidor: o caso Sayuri Produtos Orientais

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Título: A Influência do mix de marketing e dos fatores comportamentais nas decisões do consumidor: o caso Sayuri Produtos Orientais
Autor: Steffen, Renata Aline
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar de que maneira o composto de marketing e os fatores comportamentais podem influenciar nas decisões do consumidor. Os temas aqui abordados são relacionados ao marketing, comportamento do consumidor e mix de marketing. Cada indivíduo possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. Nesse sentido, se faz presente o marketing, que, com suas habilidades e práticas, procura atender da melhor maneira possível os consumidores, a fim de mantê-los fiéis às marcas e produtos, além de atrair novos clientes. Dentro do processo decisório de compra, alguns fatores podem influenciar o consumidor, como os fatores pessoais, psicológicos, culturais e sociais. O presente trabalho procurou identificar a influência do mix de marketing # ou seja, o conjunto de instrumentos controláveis pelo gerente de marketing para que, com o auxílio destes, ele possa obter melhor adequação entre a oferta que sua empresa faz ao mercado e a demanda existente # bem como dos fatores comportamentais nas decisões de compra do consumidor. Foi realizado um estudo de campo na loja Sayuri Produtos Orientais, localizada no bairro Trindade, Florianópolis/SC. A pesquisa se caracterizou como conclusiva descritiva e quali-quantitativa. Para a análise foram utilizados dados primários, coletados através de questionários aplicados com os clientes da Sayuri no momento da conclusão de suas compras, no período entre 9 e 21 de outubro de 2009. Dados secundários foram obtidos em livros da área de administração, com foco principalmente em marketing. Concluiu-se que, os principais fatores que influenciaram o comportamento dos consumidores analisados foram: aqueles relacionados aos conceitos e qualidade de vida; à cultura na compra e no consumo; e à influência pessoal, seja de familiares ou amigos. Com relação às influências de marketing, ou seja, o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção), ficou evidente sua participação nas decisões de compra dos consumidores da Sayuri. Após, foram recomendadas algumas ações à Sayuri, a fim de melhorar alguns aspectos considerados críticos pelos respondentes deste estudo
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120283
Data: 2009


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