Abstract:
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Este trabalho refere-se a um plano de negócios com o objetivo de verificar a viabilidade econômico-financeira da implantação de um restaurante no bairro Capoeiras, em Florianópolis, na Av. Ivo Silveira. Para chegar à análise dos objetivos propostos, descreveu-se a empresa como um restaurante com pratos de diferentes nacionalidades # francesa, portuguesa, italiana, espanhola e alemã #, denominado Restaurante Vide Gula. Identificaram-se os produtos e serviços oferecidos como de alta qualidade e diferenciados. Aplicou-se uma pesquisa mercadológica onde foram respondidos 204 questionários, sendo possível, a partir destas respostas, inferir que grande parte dos respondentes se mostrou interessado em freqüentar um novo negócio com as características do idealizado. Verificou-se, também, a aceitação da localização do restaurante, sendo este situado, hipoteticamente, no local supracitado. Apontou-se o mercado consumidor como pessoas com idades variadas, com poder aquisitivo de médio a alto, ensino médio completo ou superior, na maior parte trabalhadora da região estudada; o mercado fornecedor apresenta diversidade; o mercado concorrente direto existe, mas sem as inovações deste empreendimento, todavia, tanto eles quanto muitos competidores indiretos buscam o mesmo segmento de mercado. Especificou-se a estratégia de entrada no mercado através da utilização do composto de marketing com ênfase na inserção no mercado gastronômico do bairro Capoeiras, apresentando como diferenciais competitivos, principalmente, a prestação de serviços de maneira ágil e a qualidade e variedade dos produtos oferecidos, com foco na satisfação e fidelização de todos os clientes. Através de ferramentas financeiras, calculou-se o investimento inicial total para abertura do empreendimento, o qual foi considerado expressivo, contudo, por meio também de cálculos, entendeu-se que o retorno do investimento ocorrerá em 25 meses, diante de um cenário realista, o qual considera 50% da possível capacidade de ocupação do restaurante. Diante disto, depois de concluída a confecção do plano de negócios, considerou-se viável econômico e financeiramente a abertura do referido empreendimento |