Bibliotecas nos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil: atendimento aos alunos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Bibliotecas nos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil: atendimento aos alunos

Mostrar registro completo

Título: Bibliotecas nos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil: atendimento aos alunos
Autor: Marques, Érica Vieira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a situação das bibliotecas nos Pólos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O estudo foi constituído de uma revisão de literatura que apresentou conceitos de bibliotecas universitárias, bibliotecas de educação a distância e bibliotecas de Pólos de Apoio Presencial. Possui metodologia exploratória descritiva, de natureza quali-quantitativa. Foram utilizados procedimentos metodológicos como, a técnica de observação, por meio de visitas realizadas nos Pólos, e realizado um diagnóstico da estrutura das bibliotecas. Para fazer um levantamento das necessidades, anseios e expectativas dos coordenadores e alunos dos Pólos, foi realizado uma entrevista de 5 perguntas com os 3 coordenadores dos Pólos e aplicado um questionário aos alunos com 17 perguntas. Concluiu-se que a presença de biblioteca e bibliotecário nos Pólos pesquisados está presente apenas em um deles, o qual ainda não recebeu o acervo para os alunos a distância. Pois dos 3 Pólos pesquisados, 2 já ofertam cursos a distância há mais de 2 anos, e justamente esses não possuem bibliotecas, bibliotecários e nem acervo especifico na área dos cursos ofertados. Quando todas as bibliotecas dos Pólos estiverem funcionando, deve haver demanda por profissionais bibliotecários formados, ampliando o acesso à informação a toda a comunidade.
Descrição: TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120158
Data: 2009


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
284072.pdf 1.723Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar