Abstract:
|
O cenário econômico atual passa por momentos instáveis, e para que as organizações sobrevivam a este ambiente turbulento estão utilizando ferramentas de gestão. Neste contexto insere-se o presente estudo, que tem como objetivo principal verificar como os diferentes cenários financeiros podem afetar as políticas de planejamento e as ações da Elite Móveis Ltda. A indústria está localizada em Guaramirim, norte do estado de Santa Catarina, e atua no mercado desde 1987. A fundamentação teórica abordou desde a importância do planejamento financeiro, que é considerado um instrumento de planejamento e controle vinculado aos planos de produção e investimento, e objetiva otimizar o rendimento dos recursos físicos e monetários à disposição da empresa, explicando cada um dos planos; como a prospecção de cenários, que segundo Marcial e Grumbach (2007, p. 44) "iluminam os diversos futuros pertinentes à formulação de estratégias". A metodologia empregada baseou-se na análise do balanço patrimonial até 31 de março de 2009, bem como nas demonstrações do resultado do exercício de janeiro, fevereiro e março de 2009, realizando-se análises de índices financeiros para avaliar a situação econômica da organização, que embora tenham apresentado resultados aquém do esperado pelos diretores, pôde-se perceber melhora nos meses analisados. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com o diretor administrativo-financeiro para avaliar quais seriam os valores das vendas que constituiriam os cenários a serem planejados, dividindo-os em pessimista, realista e otimista. Após apresentados os cenários, realizou-se outra entrevista, desta vez com o diretor administrativo-financeiro e com o diretor industrial, com a finalidade de estipular as reduções de valores, visto as particularidades de cada montante de vendas. Por fim, foram criados três novos cenários, com as devidas diminuições. Embora as reduções tenham apresentado valores significativos, o único cenário que apresentou lucro continuou sendo o otimista. Encerrando o trabalho, foram apresentadas as devidas conclusões obtidas pela sua realização, bem como sugestões de melhorias e estratégias para incrementar as vendas, visto que a empresa possui capacidade produtiva. |