A contribuição da comunicação interna no fortalecimento do comprometimento organizacional: o caso da empresa Desenvix
Show full item record
Title:
|
A contribuição da comunicação interna no fortalecimento do comprometimento organizacional: o caso da empresa Desenvix |
Author:
|
Martins, Luana
|
Abstract:
|
Este trabalho teve como objetivo geral analisar a contribuição da comunicação interna no fortalecimento do comprometimento organizacional dos colaboradores da empresa DESENVIX S/A-FLORIANÓPOLIS, durante o primeiro semestre de 2009. Os métodos para realização desta pesquisa compreenderam a revisão de literatura sobre o tema e a obtenção e análise de dados primários coletados por meio da aplicação de questionários, bem como da realização de entrevistas. Verificou-se através desta pesquisa que, os meios de comunicação interna utilizados na empresa são basicamente: as conversas informais, o telefone, o e-mail e as reuniões. Os colaboradores pesquisados demonstraram-se, de maneira geral, satisfeitos quanto à eficiência da comunicação e avaliaram-na positivamente, verificando-se que esta possui potencial para ser explorada no sentido de obter-se mais comprometimento. No que se refere ao comprometimento organizacional, aspectos como motivação, satisfação e clima mostraram-se satisfatórios, viabilizando o seu fortalecimento. Mostrou-se como preponderante o tipo de comprometimento normativo, onde os indivíduos possuem um sentimento de lealdade e também de obrigação para com a empresa, porém este não gera resultados tão significativos para a organização quanto os causados pelo comprometimento afetivo. A comunicação como fator contribuinte para o fortalecimento do comprometimento requer muito mais do que apenas manter os colaboradores informados, requer, sobretudo, sensibilidade e respeito no relacionamento interpessoal. A partir dos resultados obtidos, foram apresentadas sugestões para melhorar a comunicação, inclusive entre líderes e liderados, visando fortalecer o comprometimento dos colaboradores com a organização. Como recomendações para futuros trabalhos sugerem-se a realização de estudos sobre este tema em outras organizações e, no que tange à empresa em estudo, a realização de uma pesquisa para a implantação de um programa de endomarketing, entre outras recomendações. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119829
|
Date:
|
2009 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar