Abstract:
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A prática da avaliação, em seu sentido genérico, é inerente à natureza humana assim como é também a base para tomada de decisão que está presente em toda escolha. As organizações buscam atrair e selecionar colaboradores que compartilham de seus valores e crenças e utilizam sistemas de reconhecimento para estimular e tentar garantir os esempenhos considerados adequados e desejáveis às suas realidades. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar a percepção das Praças (avaliados) e dos Oficiais (avaliadores) da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em relação ao programa de avaliação de desempenho para as Praças adotado pela Marinha do Brasil. A EAMSC é uma organização Militar de Ensino, que tem como propósito formar marinheiros para o Corpo de Praças da Armada. Quanto à metodologia utilizada o estudo caracterizou-se quanto aos fins como: aplicada, descritiva, qualitativa e qualitativa. Em relação à classificação quanto aos meios classificou-se como: documental, bibliográfica e estudo de caso. A análise de dados foi realizada através do estabelecimento de relações entre a análise documental, as informações obtidas nos questionários, nas entrevistas e nas observações do pesquisador, correlacionando estas relações com a teoria. A correlação de dados permitiu traçar um perfil da percepção dos avaliadores e avaliados em relação ao programa de avaliação adotado pela Marinha do Brasil, respondendo, assim, o problema de pesquisa, bem como a consecução dos objetivos da pesquisa. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que o método de avaliação utilizado pela organização é o de escala gráfica e é processada semestralmente. Os objetivos estratégicos da Marinha do Brasil quanto à adoção da avaliação de desempenho são: orientação, motivação, controle de seleção de pessoal e necessidades de treinamento. Na análise do impacto da avaliação de desempenho na carreira das praças foi observado que de acordo com o desempenho demonstrado visam: promoção, indicação para função de instrutoria, indicação para o oficialato, seleção para matrícula em cursos; prosseguimento da carreira e acompanhamento sistemático do desempenho funcional. Também foi possível fazer algumas sugestões para a melhoria do programa de avaliação, tais como: aumentar a divulgação do programa de avaliação tanto entre os avaliadores como os avaliados, principalmente quanto à metodologia e os objetivos do mesmo; intensificar o treinamento dos avaliadores, sobretudo em relação à entrevista de avaliação (feedback); e, por fim, criar uma comissão de avaliadores, a fim de tornar o sistema de avaliação o mais abrangente possível |