Gestão integrada de processos: o caso da Dígitro Tecnologia Ltda

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Gestão integrada de processos: o caso da Dígitro Tecnologia Ltda

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Title: Gestão integrada de processos: o caso da Dígitro Tecnologia Ltda
Author: Silva, Tony Roger da
Abstract: O acirramento da concorrência transformou os hábitos do consumidor, que passou a exigir mais das empresas. Com isso, o pleno atendimento às suas necessidades se tornou meta para as organizações. Diante de tal constatação, para atender a este novo mercado, as empresas precisaram melhorar seus processos, tornando-os mais flexíveis e ágeis. Assim, houve a necessidade de melhorar, também, o controle e avaliação das atividades. Desta forma, a gestão dos processos tornou-se fundamental, pois permite uma visão mais clara e integrada sobre o desempenho global da empresa. Nesse contexto, o presente estudo de caso buscou apresentar o modelo de gestão integrada de processos, implantado recentemente na Diretoria Administrativa e da Qualidade (DAQ) da empresa Dígitro Tecnologia Ltda. para o gerenciamento de seus processos de trabalho. Para isso, foram identificadas as missões da DAQ e das áreas que a compõem, Após, todos os processos realizados nesta diretoria foram levantados, com a identificação de seus fornecedores, entradas, saídas e clientes. Em eguida, foram mapeados os indicadores de desempenho de cada processo e, por último foi apresentado em detalhes como ocorre a integração da gestão dos processos da DAQ. O presente estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, se desenvolveu através de análise a documentos da empresa e entrevistas com os gestores dos processos estudados. Assim, pôde-se concluir que a DAQ, a partir da identificação clara de sua missão e das missões das áreas que a compõem, com a organização de todos os seus processos e com a integração da gestão dos mesmos, através de indicadores de desempenho, estabeleceu uma sistemática coerente de gerenciamento de todas as suas atividades. Com isto, é possível que todos os processos sejam acompanhados e melhorados, à medida em que os resultados obtidos ficam aquém do esperado. Desta forma, a Diretoria Administrativa e da Qualidade direciona sua atenção para o cumprimento de sua missão perante a organização, da mesma forma que todos os departamentos subordinados. Através da gestão integrada dos processos é possível avaliar com precisão se a diretoria está atendendo seus clientes conforme eles esperam e promover a melhoria contínua de todos os seus processos
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119817
Date: 2009


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