Avaliação dos fatores de análise do comportamento do consumidor Imaginarium

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação dos fatores de análise do comportamento do consumidor Imaginarium

Show full item record

Title: Avaliação dos fatores de análise do comportamento do consumidor Imaginarium
Author: Kuracz, Anie
Abstract: Este trabalho apresenta como objetivo principal constatar se os fatores utilizados na pesquisa de análise do comportamento do consumidor Imaginarium em 2004 e 2009 se adéquam aos pressupostos encontrados nos modelos qualitativos de Nicosia, Howard-Sheth e Engel-Blackwell-Miniard. Para atingir este objetivo algumas etapas foram transpostas. Primeiramente, foi conduzida uma revisão teórica e empírica. A revisão teórica focou nos conceitos de marketing e mercado consumidor, o perfil do consumidor brasileiro e os fatores que influenciam as tomadas de decisões dos consumidores, juntamente com os modelos qualitativos de análise do comportamento do consumidor de Nicosia, Howard-Sheth e gel-Blaclwell-Miniard. Como metodologia da pesquisa determinou-se que o método de estudo de caso seria o mais adequado. A entrevista foi aplicada na empresa Imaginarium, que produz e comercializa presentes, objetos de decoração e artigos de uso pessoal, visando identificar e avaliar os fatores utilizados nas duas pesquisas qualitativas de análise do comportamento do consumidor realizadas nos anos de 2004 e 2009, de acordo com os modelos. É efetuada também uma comparação entre as análises de 2004 e 2009, e ainda propostos ajustes para as análises futuras da organização. É possível dizer que a empresa utiliza alguns dos fatores definidos nos modelos apresentados. Os não pesquisados em grande profundidade são os fatores sociais, culturais e os presentes no processo de decisão do consumidor. Entretanto podem ser implementados em futuras análises, assim garantindo uma avaliação completa dos seus consumidores, gerando informações preciosas aos tomadores de decisão. Esses resultados indicam a existência de um grande potencial competitivo que pode ser alcançado caso a Imaginarium passe para um nível superior do uso das ferramentas de marketing
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119813
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
290011.pdf 856.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar